PREÇO DO PENTE DE OVOS EM BELO HORIZONTE CHEGA AO MAIOR DESDE 2023
O preço do pente de ovo, com trinta unidades, chegou à casa dos 30 em supermercados de Belo Horizonte. O valor foi observado em unidades de uma grande rede que atua no estado e a alta sobre o produto acontece em todo o Brasil. Na semana passada, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, revelou que o ovo atingiu o maior patamar diário nas negociações no atacado desde maio de 2013, quando a série histórica foi iniciada.
CHEGADA DA QUARESMA
Em nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (18), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que a alta nos preços observada nas últimas semanas é sazonal e comum ao período pré e durante a quaresma. A ABPA citou que há um aumento nas vendas, já natural nesta época do ano. “Quando há substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e por ovos”, diz.
A opção pelo ovo em detrimento de outras proteínas, entretanto, é mais comum a partir da quarta-feira de cinzas, quando inicia-se a quaresma, no dia 5 de março.
OUTROS FATORES PARA ELEVAÇÃO
“Vale ressaltar que os custos de produção acumularam alta nos últimos oito meses, com elevação de 30% no preço do milho e de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens. Ao mesmo tempo, as temperaturas em níveis históricos têm impacto direto na produtividade das aves, com reflexos na oferta de produtos”, argumentou a ABPA.
EXPECTATIVA DE QUEDA
De acordo com a associação, os produtores esperam que o mercado se normalize até o final da quaresma, reestabelecendo os patamares de consumo das outras proteínas. “Vale lembrar que embora em alta, as exportações de ovos têm efeito praticamente nulo sobre a oferta interna, já que representam menos de 1% das 59 bilhões de unidades que deverão ser produzidas este ano, o que deve gerar um consumo per capita de 272 unidades anuais – mais de 40 unidades acima da média mundial de consumo”, finalizou a ABPA.
ENCARECIMENTO DIANTE DE PREÇOS OUTRAS PROTEÍNAS
Na semana passada, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) diz que a valorização se intensificou desde a segunda quinzena de janeiro. Uma combinação de fatores contribui para o aumento. Muitos consumidores têm recorrido aos ovos de galinha para driblar as carnes mais caras, segundo a associação.
Além disso, o período da Quaresma, que neste ano ocorre entre 5 de março e 17 de abril, tradicionalmente tem uma demanda maior, já que algumas famílias evitam o consumo de carne vermelha. Custos altos com ração também contribuem.
"As empresas iniciaram a programação de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados. Além disso, os consumidores também têm recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas", afirmou, em nota, o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
NOVA CATEGORIA DE PESO DOS OVOS
Outro desafio enfrentado pelos consumidores é a mudança nas categorias de peso dos ovos. Segundo a Abras, a portaria nº 1.179 do do Ministério da Agricultura publicada em setembro reduziu o peso médio dos ovos em aproximadamente 10 gramas por unidade.
Pelos critérios atuais, um ovo médio pesa entre 38 g e 47 g, enquanto, na regra anterior, deveria ultrapassar 50 g. De acordo com a associação supermercadista, a mudança impacta o custo-benefício do alimento. A alta no preço dos ovos não é um problema exclusivo do Brasil. Nos Estados Unidos, o produto enfrenta uma crise, com aumento de 15% em um mês e prateleiras vazias e o temor com novos casos de gripe aviária.
A escalada ao longo de 2024 foi um dos principais argumentos do então candidato Donald Trump para criticar a inflação e a condução econômica do governo Joe Biden. No entanto, desde que assumiu a presidência em 20 de janeiro, o republicano ainda não conseguiu conter o avanço.
Por Jardel Gama
Leia também:
CARNAVAL E ORAÇÃO: Betim se prepara para a 38ª edição do Rebanhão