Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE

BELO HORIZONTE E BETIM DESCARTAM AMPLIAR PÚBLICO-ALVO DA VACINAÇÃO CONTRA DENGUE

A recomendação para nova estratégia de vacinação contra dengue não será adotada, neste momento, em Belo Horizonte. O Ministério da Saúde deu aval para que estados e municípios ampliem o público-alvo da campanha, aplicando doses prestes a vencer. O objetivo, segundo a pasta, é garantir a proteção contra a doença e evitar o desperdício de doses. Segundo o órgão federal, os imunizantes com prazo de 1 mês de validade, poderão ser aplicados em pessoas de 4 a 59 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que as doses disponíveis na capital têm vencimento em junho, e que, portanto, a medida não se aplica. O próprio MS informou que a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. Além disso, a pasta deve ser devidamente informada pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação.

No momento, a Qdenga é aplicada em Belo Horizonte no público de 6 a 14 anos. A imunização ocorre em todos os 153 Centros de Saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Até o momento, foram aplicadas 136 mil doses, sendo 100.350 como primeira e 36.407 como segunda. A cobertura vacinal está em 45% (primeira dose) e 16,35%, na segunda.

BETIM MANTÉM FAIXA ETÁRIA ATUAL

Em Betim, a situação é semelhante. Na cidade da região Metropolitana de Belo Horizonte, a vacinação contra dengue continuará apenas para a faixa etária entre 10 e 14 anos já que as vacinas disponíveis têm validade a partir de julho de 2025.

 

Leia também:

LIBERADO: Trânsito é liberado em trecho da Pampulha, mas obras seguem com novo desvio