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ACIDENTE AÉREO

INVESTIGAÇÃO DA CENIPA JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO DEPOIS DE QUEDA DE AVIÃO EM SÃO PAULO

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), vai investigar as causas da queda do avião de pequeno porte na manhã desta sexta-feira, em São Paulo. A Força Aérea Brasileira enviou equipes do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) para investigar o acidente.

O número de vítimas cresceu, pois duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas, incluindo uma senhora que estava na calçada também foi atingida pelos destroços e ficou ferida.

Dez unidades do Corpo de Bombeiros, além de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal participam das operações de salvamento, busca e combate ao incêndio e monitoramento do trânsito e tráfego de pedestres na região do acidente.

O acidente aconteceu na Avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874, que está interditada.  O avião atingiu um ônibus e houve uma explosão. O piloto tentava um pouso de emergência na pista da avenida, no entanto, a aterrissagem não teve sucesso.

 

QUAIS AS VÍTIMAS

Entre os feridos, há um motociclista que passava na via foi atingido por um destroço do avião e uma senhora que estava no ônibus. Outras quatro pessoas foram socorridas e levadas para hospitais da região, incluindo o motorista do ônibus, que foi atendido com uma crise de ansiedade.

Os dois mortos do acidente do avião que caiu em São Paulo, durante a manhã desta sexta-feira (7), são o advogado Márcio Carpena, de 49 anos, dono da aeronave, e o piloto Gustavo Medeiros.

“Ajudo e motivo pessoas a verem o mundo de uma forma diferente. Em busca de auxiliar na construção de uma sociedade mais doce, verdadeira e próspera”, dizia em seu perfil. Em um blog pessoal, Márcio detalhou sua profissão e atuava na área contenciosa civil em Tribunais Regionais, Estaduais e Superiores, além dos Institutos de Mediação e Arbitragem. Possui, ainda, experiência nas áreas de direito societário, direito contratual e operações estruturadas.

 

QUEM ERA MÁRCIO LOUZADA CARPENA

Márcio Carpena era advogado em Porto Alegre e dono da aeronave. Ele estava indo para a capital gaúcha quando postou, pouco antes do acidente, o taxiando. Em suas redes sociais, ele tinha quase 30 mil seguidores.

 

EXPLOSÃO NA HORA DO ACIDENTE

A aeronave saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre. Segundo testemunhas, o avião atingiu um ônibus e foi ouvida uma explosão. Uma grande nuvem de fumaça preta pôde ser vista à distância pela cidade.

O modelo do avião é um King Air F90, que tem capacidade para oito passageiros. O Aeroporto Campo de Marte confirmou que o avião, decolou na manhã de hoje. A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem.

 

AVIÃO QUE CAIU EM SP É SIMILAR AO DE ACIDENTE QUE MATOU MARÍLIA MENDONÇA EM 2021

O avião que caiu em São Paulo, durante a manhã desta sexta-feira (7) é similar e pertence à mesma fabricante da aeronave onde estava a cantora Marília Mendonça, que morreu, em 5 de novembro de 2021, na cidade de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais.

O avião que caiu nesta sexta, de matrícula PS-FEM, tem capacidade para oito pessoas, e decolou nesta manhã do Campo de Marte, na Zona Norte. O Beechcraft King Air F90 é uma aeronave turboélice lançada no final da década de 1970 e se destaca pelo espaço interno refinado, oferecendo conforto semelhante ao de jatos executivos de pequeno porte.

A aeronave onde estava Marília Mendonça no acidente de 2021 era uma Beechcraft King Air C90A 1984. Segundo o especialista em segurança de voo Bruno Pugliesi Goi, o C90A é uma “atualização” do F90. O C90A foi uma atualização do F90, com algumas melhorias e descontinuado em 1992. Ele tem um motor mais fraco que o Beechcraft King Air C90GTi, que começou a ser produzido a partir de 2007, segundo O Globo.

 

QUEM ESTAVA NO ÔNIBUS ATINGIDO E INCENDIADO

Apesar de um ônibus ter sido atingido pela aeronave, o veículo não estava cheio porque ia no “sentido bairro”, segundo o major Felipe Neves, porta-voz da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A linha 8500 havia partido do terminal Barra Funda e ia sentido Terminal Pirituba, na Zona Noroeste.

 

 

Jardel Gama

 

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