CRUZEIRO CONFIRMA LEONARDO JARDIM COMO NOVO TÉCNICO PARA A NOVA TEMPORADA
O Cruzeiro confirmou nesta manhã de terça-feira (4) que Leonardo Jardim é o novo técnico para a nova temporada. O treinador português chega com contrato válido até o fim de 2026. Também chegam à Toca da Raposa, ainda nesta semana, os auxiliares Antônio Vieira, José Barros e Diogo Dia. Jardim chega depois de passagem última passagem pelo clube o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A saída foi anunciada também ainda nessa terça. O português, de 50 anos, deixou o clube depois de 16 jogos e com cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas.
Infância
Leonardo Jardim nasceu na Venezuela, filho de imigrantes portugueses que se instalaram no país, que se restabeleceram na Ilha da Madeira quando ainda era muito jovem.
CARREIRA COMO TREINADOR
Camacha
Em 2001, aos 27 anos de idade, iniciou a sua carreira profissional como treinador principal na Associação Desportiva da Camacha, cargo que exerceu durante cinco épocas.
Chaves
Em consequência do bom trabalho desenvolvido na Camacha, foi convidado para treinar o Desportivo de Chaves, em meados de 2007-2008, liderando o clube nortenho à promoção à Liga de Honra.
Beira-Mar
No verão de 2009, chega ao comando técnico do Beira-Mar e consegue atingir outra promoção, desta vez à Primeira Liga portuguesa. Na época seguinte, a dez jornadas do fim do campeonato, quando o Beira-Mar lutava pelos lugares que dão acesso às competições europeias, Jardim demitiu-se devido a discordâncias com a direção na venda de atletas.
SC Braga
Em maio de 2011, Jardim substitui Domingos Paciência no comando do S.C. Braga, uma ligação que durou apenas uma época.
Olympiacos
Em 5 de junho de 2012, Jardim celebrou um contrato de dois anos com o clube grego Olympiacos. A 19 de janeiro de 2013, apesar de à data o clube liderar a tabela classificativa com 10 pontos de avanço, Leonardo Jardim acabou por sair do Olympiacos.
Sporting
Na época 2013-14, juntou-se ao Sporting como treinador da primeira equipa por duas temporadas. Levou o elenco a segunda posição na Liga Portuguesa. Entretanto, o treinador, rescinde com o Sporting, acordando uma cláusula de rescisão de três milhões de euros para o clube.
Monaco
Em 8 de junho de 2014 foi apresentado como treinador do Monaco por duas temporadas. Foi também demitido no dia 28 de dezembro de 2019 do mesmo, devido a maus resultados.
Al Hilal
Em 2021 foi contratado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, e registou uma época de sucesso, vencendo o Campeonato Saudita, a Supertaça e a Liga dos Campeões Asiática, a maior competição de clubes asiáticos. Viria a deixar o clube a 14 de fevereiro de 2022.
Shabab Al-Ahli
No mesmo ano, em junho, tornou-se treinador do Shabab Al Ahli, equipa dos Emirados Árabes Unidos. Sagrou-se campeão na penúltima jornada, devolvendo o título ao Al Ahli sete anos depois da última conquista, e somou assim o quarto campeonato em países diferentes como treinador.
Al-Rayyan
Em junho de 2023 foi anunciado como treinador do Al-Rayyan, do Qatar.
Al Ain
No dia 8 de novembro de 2024, o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou Leonardo Jardim como novo técnico.
Cruzeiro
Em 4 de fevereiro de 2025, o Cruzeiro oficializou a chegada de Leonardo Jardim. Clube e treinador acertaram um contrato válido por duas temporadas, até 2026.
CLÁSSICO CRUZEIRO X ATLÉICO
50 mil cruzeirenses já confirmam presença no clássico do próximo domingo contra o Atlético, no Mineirão, às 16h, pela sétima e penúltima rodada do Mineiro. Os bilhetes podem ser comprados no aplicativo Nação Azul e nos sites ingresso.cruzeiro.com.br e socio5estrelas.com.br. E como a Liberdade noticiou há pouco, o clube celeste confirmou há pouco que Leonardo Jardim é o novo técnico da equipe profissional, com contrato válido até 2026
Por Jardel Gama
Leia também:
NOVOS VAGÕES DE VITÓRIA À MINAS: Novo trem de passageiros da Vale começa operações nesta semana