MINAS CRIA FORÇA-TAREFA PARA FREAR GOLPES NA HORA DE PAGAR O IPVA
Em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público de Minas, a Secretaria de Estado de Fazenda anuncia nesta terça-feira (28) a criação de uma força-tarefa para intensificar mecanismos de prevenção e combate a golpes envolvendo o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
A iniciativa é uma tentativa de frear o aumento de ações colocadas em prática por estelionatários nessa época de pagamento do imposto.
Para aumentar a segurança das operações e facilitar o pagamento, a recomendação é que o proprietário de veículo acesse somente a plataforma IPVA Digital, no site da Secretaria de Estado de Fazenda.
No IPVA Digital o contribuinte faz a consulta informando o número do Renavam ou, se possuir mais de um veículo, pode acessar usando a conta (login) do “gov.br”, que possibilitará a emissão de guia única para pagamento.
A principal dica para fugir dos golpes é não clicar em links recebidos por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens e não acessar páginas patrocinadas nos buscadores de internet.
A escala de vencimentos da primeira parcela ou pagamento em cota única vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final de placa do veículo. O pagamento em cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto.
Leia também: