PROJETO GRATUITO EM BELO HORIZONTE BUSCA PESSOAS PARA TRATAR DOR NAS COSTAS COM YOGA
Um projeto gratuito em Belo Horizonte busca pessoas entre 18 e 60 anos para tratar dor nas costas com yoga. Os pacientes devem ter perfil de dor há pelo menos três meses. A ação e uma iniciativa de fisioterapeutas doutorandas da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria da Prefeitura de Belo Horizonte. As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato com a doutoranda Simone, pelo número (31) 9 9295-0718.
“Resolvi trabalhar as dores nas costas com yoga em vez de permanecer na fisioterapia convencional, pois, quando me tornei aluna de yoga e, posteriormente, professora, percebi os benefícios que ela traz além do físico. Os estudos mostram que as dores crônicas estão relacionadas a questões sociais e psicológicas", afirma a fisioterapeuta Simone Machado.
Segundo Simone, a prática da yoga possibilita à pessoa melhorar o aspecto psicológico, já que ela passa a ter um automanejo da doença. "No projeto, trabalhamos com dois grupos: um que inicia a prática de yoga imediatamente e outro que começa após seis meses. Isso é necessário para a realização da pesquisa", explica.
"Todos participam das reuniões realizadas uma vez por mês, nas quais entregamos uma cartilha educativa. A prática da yoga será feita por todos, mas em tempos diferentes, pois precisamos comparar os resultados. Essa é uma exigência do projeto", complementa Simone.
A fisioterapeuta Lívia Galaxe explica que as reuniões educativas já promovem impacto positivo nas dores relatadas pelos participantes. "A parte educativa ajuda bastante, pois, nas reuniões, informamos as pessoas sobre a doença, explicamos o processo e discutimos como melhorar. Isso já constrói consciência e promove alertas importantes para o cotidiano."
Interessou?
As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato com Simone pelo número (31) 9 9295-0718. "Após o primeiro contato, enviamos algumas perguntas para serem respondidas. Caso a pessoa seja selecionada, marcamos uma avaliação presencial. Se tudo der certo, o próximo passo é o sorteio para determinar em qual grupo ela participará", detalha Simone.
Os interessados também podem buscar atendimento nos seguintes locais:
Centro de Saúde Cachoeirinha – Rua Borborema, 1325, Cachoeirinha
Centro de Saúde Alcides Lins – Rua Panema, 275, Concórdia
Centro de Saúde Campo Alegre – Rua Beija-Flor, 370, Planalto
Centro de Especialidades Médicas Metropolitano (apenas para beneficiários do Ipsemg) – Rua Domingos Vieira, 488, Santa Efigênia
Por Jardel Gama
Com informações do Portal O Tempo