HOSPITAL RISOLETA NEVES VOLTA COM ATENDIMENTOS NO PRONTO-SOCORRO
O Hospital Risoleta Neves em Venda Nova voltou agora há pouco a atender pacientes. O pronto-socorros atualizou o número de atendimentos e esclareceu à população que a unidade segue atuando em um cenário que fora do ideal. Durante essa quarta-feira, o Risoleta Neves estava com o dobro de pacientes da capacidade. A urgência do hospital suporta 90 pessoas, mas havia 180 na parte interna. Nesta manhã, o hospital afirmou que os números caíram, passando de 180 para 136.
ENTENDA MELHOR
“O número permanece alto em relação à capacidade ideal de atendimento no PS, que é de 90 pacientes simultaneamente, mas o cenário atual é mais favorável do que o vivenciado por pacientes e trabalhadores na data de ontem. Não conseguimos restabelecer completamente o ritmo habitual. Avaliaremos caso a caso as demandas de transferências solicitadas pelas UPAs para as quais o Risoleta é referência (Norte, Venda Nova e Pampulha). Manteremos a porta aberta aos pacientes que chegarem à nossa unidade na expectativa de que possamos melhorar o tempo de atendimento”, completou a nota.
Entre as ações para desafogar o sistema do Sistema Único de Saúde da capital (SUS-BH), a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), por meio da Central de Internação, fez diversas transferências de pacientes que estavam internados no Risoleta para outras unidades de saúde da capital.
O SAMU-BH também auxiliou ao evitar no deslocamento de pacientes para a instituição. Ainda durante a noite dessa quarta-feira (22), o Governo suspendeu as cirurgias ortopédicas eletivas para desafogar o hospital. Como o Risoleta Neves concentra a maior parte das cirurgias ortopédicas de BH, a ideia foi transferir as cirurgias de urgência para outros hospitais.
Por Jardel Gama