CIRURGIAS ORTOPÉDICAS ELETIVAS ESTÃO SUSPENSAS EM TODOS OS HOSPITAIS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE
As cirurgias ortopédicas eletivas estão suspensas em todos os hospitais municipais da rede do SUS de Belo Horizonte, até 5 de fevereiro. A decisão, tomada nessa quarta-feira (22) pela Prefeitura é por causa da demanda elevada dos procedimentos de urgência na capital mineira. Segundo o executivo municipal, a maioria dos pacientes da urgência é formada por envolvidos em acidentes de trânsito e quedas.
SAIBA MAIS:
"Portanto, em duas semanas, as cirurgias eletivas serão retomadas", informou a administração municipal. Ainda conforme a prefeitura, a estratégia faz parte de um plano de ações regular da Secretaria Municipal de Saúde sempre que há maior demanda de leitos ortopédicos no município.
A média diária atual é de cerca 100 pacientes em busca de um leito ortopédico de urgência na capital. "Por isso a necessidade da implementação dessa medida, de forma a garantir atendimento ágil aos pacientes que chegam aos hospitais em situações mais graves", informa nota enviada.
Sem listar as unidades de saúde, a prefeitura informou que as cirurgias foram suspensas em "todos os prestadores da rede SUS-BH que disponibilizam esse procedimento".
Risoleta Neves suspende atendimentos devido à superlotação
A suspensão das cirurgias ortopédicas eletivas ocorre no mesmo dia em que o Hospital Risoleta Neves, referência em atendimento de urgência e emergência em Belo Horizonte e região metropolitana, está em situação crítica. Devido à superlotação, a unidade de saúde anunciou que não tem mais condições de receber pacientes.
A direção informou que a capacidade máxima prevista para o pronto-socorro é de 90 pacientes, mas atualmente há o dobro de pessoas aguardando atendimento.
“A Diretoria da Instituição notificou a situação à Rede de Urgência e Emergência de BH, solicitando apoio no processo de referenciamento de pacientes para outras unidades da Rede SUS e compartilha esta nota para esclarecimento e alerta à população sobre a situação vivenciada no Risoleta”, informou o Risoleta.
Ainda segundo a direção do hospital, todos os usuários que já se encontram dentro da instituição permanecerão sendo atendidos. “Reforçamos a necessidade da restrição temporária da entrada de novos pacientes no Pronto-Socorro para assegurar a qualidade e segurança assistencial”, detalhou.
Por Jardel Gama
Com informações do Portal Hoje em Dia