CHUVA DE GRANIZO É REGISTRADA EM PONTOS DE BELO HORIZONTE E DA REGIÃO METROPOLITANA
Diversos bairros de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana registram chuva de granizo na tarde desta quarta-feira (22).
Mais cedo, a Defesa Civil da capital chegou a emitir um "alerta severo" por mensagem para os moradores da capital em virtude da possibilidade da precipitação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também havia incluído a região em um alerta de ventos fortes e possibilidade de granizo.
Relatos dão conta de chuva de granizo em todas as regionais da capital. As pedras de gelo chegam acompanhadas de chuvas de intensidade moderada a extremamente forte e ventanias, segundo a Defesa Civil.
COMO A CHUVA DE GRANIZO É FORMADA?
O fenômeno é mais comum em dias muito quentes, como foi o caso desta quarta-feira.
A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.
De acordo com o Inmet, a previsão é de calor intenso na capital até o final dessa semana, com temperaturas mais amenas ao final do mês. A previsão para esta quarta é de máxima de 34° C para a capital.
Leia também:
COMBUSTÍVEIS: preços da gasolina e diesel vão subir a partir de 1º de fevereiro