Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Hora da Recarga

19:01 às 20:00

NOVO ALERTA DE CHUVAS EM BELO HORIZONTE

DEFESA CIVIL EMITE NOVO ALERTA DE CHUVAS EM BELO HORIOZNTE E NÚMERO DE MORTES EM MINAS CHEGA A 26

Novo alerta de chuva para Belo Horizonte foi emitido na manhã dessa quarta-feira (15/01) pela Defesa Civil municipal. O alerta, com possibilidade de pancadas de chuva entre 20mm e 40mm acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 50km/h, é válido até as 8h desta quinta-feira (16/01). Até a manhã dessa terça-feira (14 de janeiro), a região Nordeste foi a que acumulou o maior volume de chuva na capital mineira em janeiro. Foram 206,6mm, o equivalente a 62% dos 330,9mm esperados para o mês inteiro. Diante de chuva intensa, confira as recomendações da Defesa Civil:

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

ÓBITOS EM MINAS

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, nesta quarta-feira (15/01) que mais uma morte foi contabilizada no Estado em decorrências das chuvas. Com isso, o número de óbitos no período chuvoso que iniciou em 22 de setembro e vai até 31 de março chega a 26. A vítima é uma idosa que foi encontrada em Serro, no Alto Jequitinhonha com sinais de afogamento. Há indícios de que a mulher tentou atravessar um córrego, mas acabou sendo arrastada pela correnteza.

O boletim desta quarta-feira (15/01) aponta estragos que a chuva causou desde segunda-feira em Glaucilândia, Mirabela, Juramento, Serro, Uberlândia, Padre Carvalho, Pai Pedro, Cristália, Abaeté e Divinópolis. Nessas cidades, mais de 100 pessoas precisaram deixar suas casas.

Além da morte em Serro, Minas Gerais registrou vítimas pelas chuvas em Ipatinga (10 óbitos), Ipanema (três vítimas), Raul Soares (duas mortes), Uberlândia, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Nepomuceno, Capinópolis, Alterosa, Carangola, Tombos, Santana do Paraíso e Glaucilândia.

O estado tem ainda 63 municípios em anormalidade pelas chuvas, 3.270 desalojados e 354 desabrigados.

 

Leia também:

DENGUE: Minas registra mais de 800 novos casos de dengue em uma semana