Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Hora da Recarga

19:01 às 20:00

AJUDA

IPATINGA PUBLICA DECRETO PARA AUXÍLIO FINANCEIRO APÓS FORTES CHUVAS

Diante da grave situação causada pelas fortes chuvas que atingiram Ipatinga, onde 10 pessoas morreram após desabamentos de casas, a Prefeitura Municipal publicou nessa segunda-feira (13) o Decreto nº 11.415, que institui o pagamento de um benefício financeiro para auxiliar as famílias que perderam suas casas ou tiveram que deixar seus imóveis por questões de segurança. 

De acordo com o decreto, os desabrigados e desalojados poderão receber até um salário mínimo e meio, dependendo do número de integrantes da família. O objetivo da medida, segundo o prefeito Gustavo Nunes (PL), é garantir a sobrevivência dessas pessoas e minimizar os impactos causados pela tragédia.

CADASTRO DAS FAMÍLIAS

Para ter acesso ao benefício, as famílias atingidas pelas chuvas devem realizar um cadastro em um dos quatro pontos de atendimento definidos pela prefeitura:

•    Escola Municipal Artur Bernardes: rua Jordão, 66 - Canaã
•    Escola Municipal Chirlene Cristina: rua Monza, 25 - Bethânia
•    Escola Estadual Elza Moreira Lage: rua Sálvia, 170 - Chácaras Madalena
•    Evando Fontes: rua Salmão, 486 - Chácaras Oliveira

Além disso, os moradores podem realizar o cadastro no CadÚnico, localizado na rua Edgar Boy Rossi, atrás da prefeitura municipal.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

No momento do cadastro, é necessário apresentar o laudo de interdição total do imóvel ou o relatório técnico da Defesa Civil que comprove a situação de risco. A prefeitura informou que, em casos de perda de documentos, os moradores poderão realizar o cadastro e obter o benefício posteriormente.

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO

O benefício será concedido em caráter provisório e suplementar, com o objetivo de auxiliar as famílias a superar a situação de emergência. A prefeitura estabeleceu critérios para a concessão do benefício, como a comprovação da perda do imóvel ou da necessidade de deixar a residência por motivos de segurança.

 

Leia também:

25 ÓBITOS: número de mortos por causa das chuvas sobe em Minas Gerais