RIO DOCE ULTRAPASSA COTA DE INUNDAÇÃO E DEIXA MORADORES DE GOVERNADOR VALADARES EM ALERTA
Moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, enfrentam situação de alerta devido à elevação do nível do Rio Doce. Segundo a Defesa Civil do município, na noite desta segunda-feira (13/01) o rio atingiu a marca de 2,14 metros, ultrapassando a cota de inundação. A situação é resultado das intensas chuvas que atingiram as cabeceiras do rio. A Defesa Civil emitiu um alerta à população, especialmente aos moradores das áreas ribeirinhas, para que adotem medidas de segurança imediatas, protegendo familiares, animais de estimação e bens materiais. Há previsão de que o volume continue subindo ao longo dessa terça-feira (14/01).
Embora as previsões indiquem uma elevação do nível das águas, a Defesa Civil destaca que podem ocorrer mudanças no cenário devido à natureza imprevisível do fenômeno. Os moradores podem obter informações ou solicitar ajuda pelos telefones de emergência 199 e (33) 3279-7436, além de consultar o aplicativo “Rio Doce Alerta”.
MAIS DE MEIO MILHÃO DE PESSOAS VIVEM EM ÁREAS DE RISCO EM MINAS GERAIS
As montanhas de Minas Gerais se tornaram a marca registrada do Estado, mas são também o principal fator de risco em períodos chuvosos. As superfícies montanhosas são uma das justificativas para que o estado tenha, atualmente, mais de 582 mil pessoas vivendo em áreas de risco geológico. Quando fortes chuvas atingem o relevo, poucos minutos são necessários para descer os morros e deixar um rastro de destruição. Construções irregulares e falta de planejamento completam a lista de justificativas.
Leia também:
EM MINAS: Mais de 300 cidades estão sob alerta laranja para chuvas intensas de até 100 mm