BELO HORIZONTE GANHA LEI DE INCENTIVO AOS BLOCOS CARICATOS
Marca da tradição e identidade do carnaval de Belo Horizonte, os Blocos Caricatos agora contam com uma lei de incentivo sancionada na manhã desta sexta-feira (10). A nova legislação cria o "Programa de Proteção, Incentivo e Valorização dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte", reconhecendo o valor histórico e cultural desses grupos.
A iniciativa busca garantir apoio institucional, logístico, de infraestrutura e financeiro aos Blocos Caricatos, assegurando que essa tradição, que remonta ao final do século XIX, continue a encantar moradores e turistas.
Em 1897, os primeiros desfiles de carros e carroças, organizados por operários na Avenida Afonso Pena, deram origem a essa que é hoje uma das mais importantes referências culturais do samba de Belo Horizonte.
Neste ano, os Blocos Caricatos, que hoje somam nove grupos ativos, irão contar com um aporte financeiro. O investimento para os desfiles em 2025 será de R$ 624.721,00, um aumento de 50% nos últimos cinco anos, segundo a prefeitura. Além disso, a Prefeitura também afirma que investiu na sonorização, camarins e banheiros para os artistas.
Para o presidente da Associação Cultural dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte, Juolison Mangabeira, a lei representa um marco histórico. "São 127 anos de história. Essa é a primeira vez que temos um registro legal. A lei vem dar segurança financeira e cultural, fortalecendo nosso movimento”, afirma ele, que também é presidente do Bloco Caricato Estivadores do Havaí.
Os Blocos Caricatos têm uma particularidade que os torna únicos: o desfile com a bateria em cima de caminhões, algo exclusivo da capital mineira. "Nossa bateria não é formada por profissionais, mas pela comunidade. Oferecemos oficinas e incentivamos a participação de todos, desde crianças até idosos", explica Mangabeira.
O prefeito em exercício Álvaro Damião (PSD) reforçou o caráter popular do carnaval belo-horizontino. "O carnaval em BH é do povo. A Prefeitura organiza e garante a segurança, mas é uma festa popular. Essa lei traz mais tranquilidade para que os blocos possam se preparar ao longo do ano”, afirmou.
Leia mais:
OBRAS DE VIADUTO: Avenida Sebastião de Brito será interditada na próxima segunda-feira