Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

RETAGUARDA DO HOSPITAL JOÃO XXIII

HOSPITAL JÚLIA KUBITSCHEK INICIA ATENDIMENTO A PACIENTES COM QUEIMADURAS EM MINAS

O Hospital Júlia Kubitschek, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou, no mês passado, o primeiro atendimento a paciente com queimadura. A unidade agora atua como retaguarda do Hospital João XXIII – referência estadual em queimaduras graves – no tratamento ao médio queimado.

Segundo o Complexo Hospitalar de Especialidades, “é uma parceria com o Hospital João XXIII, que é porta aberta e recebe esse paciente. Após a transição de cuidados, ele é transferido para o Hospital Júlia Kubitschek”.

“O Hospital Júlia Kubitschek desenvolveu estrutura para atender o médio queimado e passa a oferecer cuidado de excelência em curativos, desbridamento (remoção de tecido morto) e enxertos, propiciando encurtamento do tempo de internação na rede pública do estado”.  

De acordo com o Complexo Hospitalar de Especialidades, o médio queimado é o paciente com queimadura que atinge entre 10% e 20% da superfície corporal. O tratamento é hospitalar e requer atendimento de equipe multidisciplinar, médica e de enfermagem. 

EM TODO O ESTADO

Cerca de R$ 23 milhões foram investidos pelo Estado para ampliar o número de hospitais especializados em tratamento de pessoas que sofreram queimaduras. Com os novos investimentos, hoje já são 16 Centros de Tratamento de Queimados (CTQs) localizados em 15 cidades polos. 

Até 2021, Minas Gerais contava com apenas três CTQs, localizados em Montes Claros, Uberlândia e Belo Horizonte.

*Com informações da Agência Minas

 

Leia também:

Após temporal em Belo Horizonte, Defesa Civil coloca cinco regiões sob alerta de risco geológico