PRAZO PARA PEDIR REVISÃO DO IPTU EM BELO HORIZONTE SEGUE ATÉ FEVEREIRO
Contribuintes que não concordarem com o valor do IPTU podem pedir a revisão do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana de 2025 em Belo Horizonte até o dia 1º de fevereiro. A solicitação pode ser feita tanto pelo Portal da Prefeitura quanto presencialmente no BH Resolve. Nesse caso, o endereço é rua Caetés, nº 342, Centro. Mas é necessário realizar agendamento prévio no site. Neste ano, o imposto teve um aumento de 4,71% e quem quitar a vista até 31 de janeiro tem 5% de desconto.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a capital tem aproximadamente 867 mil imóveis no cadastro imobiliário, sendo 780 mil com lançamento de IPTU e 87 mil sem lançamento (desonerações integrais). O valor total lançado com IPTU e taxas para 2025 será de R$ 2,68 bilhões. E a arrecadação esperada é de R$ 2,25 bilhões, com 84% de adimplência.
Historicamente, metade desse montante é quitado em janeiro com os pagamentos antecipados. Uma novidade é que a quitação poderá ser realizada por meio do PIX. Para quem prefere pagar o boleto de papel, basta aguardar a chegada das guias de pagamento, que serão enviadas pelos Correios na primeira quinzena de janeiro. Além do pagamento à vista com desconto, os contribuintes terão a opção de parcelar o IPTU em até 11 vezes, com vencimento até o dia 15 de cada mês.
Confira abaixo como emitir a Guia:
- Acesse o site da prefeitura no endereço: www.prefeitura.pbh.gov.br/fazenda/iptu
- Clique no botão ‘Emitir Guia’
- Clicar no botão ‘Solicitar’, no canto esquerdo da tela
- Na página do SISDRAM, clicar no botão ‘IPTU 2025'
- Inserir os dados do imóvel e do proprietário e clicar no botão ‘Pesquisar’
Leia também:
ATÉ DIA 07: Eleitores que não votaram devem justificar ausência este mês