Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

VALOR ERRADO?

PRAZO PARA PEDIR REVISÃO DO IPTU EM BELO HORIZONTE SEGUE ATÉ FEVEREIRO

Contribuintes que não concordarem com o valor do IPTU podem pedir a revisão do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana de 2025 em Belo Horizonte até o dia 1º de fevereiro. A solicitação pode ser feita tanto pelo Portal da Prefeitura quanto presencialmente no BH Resolve. Nesse caso, o endereço é rua Caetés, nº 342, Centro. Mas é necessário realizar agendamento prévio no site. Neste ano, o imposto teve um aumento de 4,71% e quem quitar a vista até 31 de janeiro tem 5% de desconto.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a capital tem aproximadamente 867 mil imóveis no cadastro imobiliário, sendo 780 mil com lançamento de IPTU e 87 mil sem lançamento (desonerações integrais). O valor total lançado com IPTU e taxas para 2025 será de R$ 2,68 bilhões. E a arrecadação esperada é de R$ 2,25 bilhões, com 84% de adimplência.

Historicamente, metade desse montante é quitado em janeiro com os pagamentos antecipados. Uma novidade é que a quitação poderá ser realizada por meio do PIX. Para quem prefere pagar o boleto de papel, basta aguardar a chegada das guias de pagamento, que serão enviadas pelos Correios na primeira quinzena de janeiro. Além do pagamento à vista com desconto, os contribuintes terão a opção de parcelar o IPTU em até 11 vezes, com vencimento até o dia 15 de cada mês.

Confira abaixo como emitir a Guia:

  1. Acesse o site da prefeitura no endereço: www.prefeitura.pbh.gov.br/fazenda/iptu
  2. Clique no botão ‘Emitir Guia’
  3. Clicar no botão ‘Solicitar’, no canto esquerdo da tela
  4. Na página do SISDRAM, clicar no botão ‘IPTU 2025'
  5. Inserir os dados do imóvel e do proprietário e clicar no botão ‘Pesquisar’

 

Leia também:

ATÉ DIA 07: Eleitores que não votaram devem justificar ausência este mês