CHUVA COLOCA TODAS AS REGIONAIS DE BELO HORIZONTE EM ALERTA DE RISCO GEOLÓGICO
O grande volume de chuva registrado nas últimas horas e a previsão de novas precipitações nesta terça-feira (24/12), deixa as nove regionais de Belo Horizonte em alerta de risco geológico alto até a próxima sexta-feira (27/12). Risco geológico é a identificação e caracterização de áreas sujeitas a perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza, como a chuva, de acordo com o órgão federal Serviço Geológico do Brasil (SGB). São áreas mais propícias a deslizamentos de terra e desabamentos devido ao solo encharcado por causa das chuvas recorrentes.
A Defesa Civil municipal recomenda atenção no grau de saturação do solo e a sinais construtivos como trincas nas paredes, portas e janelas emperrando. A orientação é para que os moradores redobrem a atenção para possíveis deslizamentos e desmoronamentos, especialmente em áreas de risco.
Na noite desta segunda-feira (23/12), a forte chuva que caiu sobre a capital foi mais concentrada na regional Pampulha, onde o volume chegou a 46,4mm. As regiões Leste (43,6 mm) e Nordeste (32,8 mm) também foram bastante atingidas. Nas regionais Centro-Sul, Norte, Oeste e Noroeste, a chuva também foi forte, mas com menos intensidade, enquanto Venda Nova teve volume mais fraco. Em Contagem, a avenida Dilson de Oliveira, no bairro Alvorada, ficou completamente alagada nesta segunda-feira (23/12).
RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Leia também: