TARIFA SOCIAL DA COPASA É AMPLIADA PARA FAMÍLIAS QUE RECEBEM BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA
A Copasa anunciou nessa quinta-feira (12) que vai ampliar o benefício da tarifa social para famílias que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Com a ampliação, os beneficiários terão redução de até 50% no valor da tarifa da conta de água e esgoto. Atualmente, a tarifa social é concedida para aproximadamente 630 mil famílias inscritas no CadÚnico em toda Minas Gerais. A expectativa com a nova medida é a de que o número de beneficiados aumente em cerca de 15 mil novas famílias.
AMPLICAÇÃO
A Copasa oferece o benefício da tarifa social para aproximadamente 630 mil famílias em todo o Estado de Minas Gerais, com a redução de até 50% no valor da tarifa da conta de água e esgoto. O benefício era ofertado para famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tinham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residiam em imóvel residencial. E agora o benefício será ampliado, incluindo também as famílias que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), seguindo as novas diretrizes divulgadas para aplicação da tarifa social de água e esgoto. A perspectiva é que o número de beneficiados aumente em cerca de 15 mil novas famílias.
A nova categoria de beneficiários elegíveis para a tarifa social da Copasa, as famílias que recebem o BPC, são aqueles que recebem um salário mínimo mensal, pago pelo INSS, que possuem um dos seus membros PcD (Pessoa com Deficiência) ou idosos maiores de 65 anos sem outra forma de renda e com renda per capita igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo. Vale ressaltar que o benefício não é válido para todos os aposentados, pois é necessário estar enquadrado nas regras do BPC e com o cadastro atualizado nos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para não perder o benefício, o cadastro deve ser atualizado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos municípios a cada dois anos.
COMO FAZER UM NOVO CADASTRO PARA TARIFA SOCIAL
Para receber o benefício da tarifa social, o cliente deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico, para obter o documento chamado “Folha Resumo”. Se o cliente já recebe o BPC, ele deve separar também o seu cartão de beneficiário ou extrato de recebimento do benefício.
Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo” ou comprovante do BPC, apresentar o CPF, RG e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso, é só aguardar a análise da documentação no prazo informado no atendimento. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
A solicitação de inclusão na Tarifa Social poderá ser feita por meio de um dos canais digitais de atendimento: WeChat no site www.copasa.com.br ou WhatsApp (31) 99770-7000, em ambos o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados (exceto nacionais) de 8h às 12h. Ou ainda nas agências de atendimento presenciais, com funcionamento de segunda a sexta-feira.
O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com a Resolução Normativa n° 199, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). A redução no valor da tarifa é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto.
Por Jardel Gama
Leia também:
NOVIDADE NO PIX: Pagamento de boletos por Pix é aprovado pelo Banco Central