FIM DOS ÔNIBUS ARTICULADOS PODE FERAR MAIS HORÁRIOS NO TRANSPORTE METROPOLITANO
O fim dos ônibus articulados deve gerar mais horários no transporte metropolitano. Até dezembro de 2026, os veículos sanfonados serão substituídos por um modelo menor, que transporta até 25 passageiros a menos. A justificativa é de que os ônibus menores fazem manobras mais facilmente, garantindo maior eficiência fora dos corredores BRT. Como carregam 25 passageiros a menos, o número de viagens deve ser aumentado. A renovação da frota teve início na última quinta-feira (5) com a chegada de 66 veículos. Também haverá investimentos na estrutura viária do Move, a começar pelo novo terminal de integração em Santa Luzia.
No sistema do Move municipal de Belo Horizonte, as empresas têm testado alternativas para os articulados, que só podem circular até o final de 2026. A decisão pela compra do novo modelo de ônibus tem como objetivo garantir uma maior eficiência operacional. Chamado de superpadron, o veículo tem três eixos (dois na dianteira, um na traseira) e 15 metros de comprimento, o que é cerca de 2 metros maior do que um ônibus convencional e 3,5 metros menor do que um ônibus articulado.
A configuração do superpadron deve facilitar as manobras, especialmente fora dos corredores do Move, onde os ônibus dividem espaço com motos e carros de passeio. “Eles vão atuar no corredor do Move e, à medida que os ônibus novos forem chegando, e não havendo necessidade, a ideia é que os articulados sejam substituídos pelo novo modelo”, explicou Pedro Calixto, secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.
Por Jardel Gama
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