Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

UNIÃO CONTRA DENGUE

MUTIRÕES CONTRA DENGUE CHAMAM ATENÇÃO DE MORADORES DA REGIÃO METROPOLITANA

Vários mutirões contra dengue chamam atenção de moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A região Leste da Capital recebe nesta sexta-feira (6) a ação contra o Aedes Aegypti, para recolher objetos que acumulam água e possam servir como criadouro para a proliferação do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. Em Betim, a Ação segue até o dia 16, na região do Icaivera, com visitas às casas, aplicação de larvicida e orientações sobre cuidados para evitar a reprodução do mosquito.

 

 

MUTIRÃO EM BELO HORIZONTE

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) vão orientar a população também sobre a coleta de resíduos e os cuidados para prevenção. Para mobilizar as pessoas, dias antes do mutirão de limpeza os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde percorrem as ruas, informando os principais materiais a serem descartados, a data e horário da coleta pelo caminhão da SLU.

Muito importante alertar que, para manter a vigilância e controle das doenças causadas pelo mosquito, é necessário que a população também reforce os cuidados. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), 86,1% dos focos estão dentro das casas. Os criadouros predominantes são: 42,5% em pratinhos de plantas, 13,3% em inservíveis (embalagens de algum produto) e 7,1% em bebedouro de animais domésticos.

Por isso, os moradores devem verificar calhas, caixas d’água, bebedouros de animais e quaisquer objetos que possam acumular água pelo menos uma vez por semana.

 

MUTIRÃO EM BETIM

Com ampla participação dos moradores, que estão sendo incentivados a descartar objetos inservíveis de suas residências, foram recolhidos, desde o início da ação, na última quinta (28), quatro caminhões com móveis velhos e resíduos diversos, além de 27 caminhões com entulhos e resíduos retirados de áreas de descarte irregular.

Durante as visitas às residências, os agentes de combate a endemias (ACEs) fazem a aplicação de larvicida em recipientes que acumulam água e que não podem ser removidos. Os agentes também orientam os moradores sobre cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como não deixar caixas d’água abertas, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, higienizar bebedouros de animais, dentre outras medidas necessárias para prevenir a dengue e demais arboviroses.

Para participar da ação, a Gerência Regional Icaivera orienta aos moradores que entrem em contato com a administração pelos números (31) 3596-9893 I 3531-5747, para conferir a data em que as equipes irão percorrer cada rua antes de realizar o descarte dos materiais nas calçadas. Serão recolhidos inservíveis que podem acumular água, como pneus, potes, latas, garrafas, tambores, dentre outros.

 

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

MAIS VENDAS NATALINAS: Natal deste ano deve movimentar quase R$ 70 bilhões no varejo. Minas está em 2º lugar