Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

ENERGIA COM REDUÇÃO

CONTA DE LUZ FICA MAIS BARATA EM DEZEMBRO

Consumidores vão pagar mais barato na conta de luz em dezembro, pois a bandeira tarifária para o mês passa a ser verde. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneeel), a medida isenta o consumidor do adicional de R$1,885 a cada 100 kWh consumidos.

 

ENTENDA MELHOR

Em novembro, a bandeira cobrada foi a amarela. A mudança em dezembro, que vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional, acontece por causa da ‘expressiva melhora das condições de geração de energia no país’.

Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos.

 

CRONOLOGIA

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da amarela, seguida de verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.

 

HÁ QUASE 10 ANOS

As bandeiras tarifárias foram criadas pela Aneel em 2015. O sistema reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

"O sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia", disse o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

NATAL NA FEIRA DA AFONSO PENA: Feira Hippie terá horário ampliado nos quatro domingos de dezembro