Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

OTIMISMO NA BLACK

COMÉRCIO APOSTA EM ESTRATÉGIA E CONFIANÇA NA BLACK FRIDAY LEVA CONSUMIDOR ÀS COMPRAS

Os lojistas de Belo Horizonte apostam em estratégias ainda mais ousadas neste ano, para alavancar vendas na Black Friday. Com expectativa de injeção de mais de R$ 2 bilhões na economia da Capital, a data de 29 de novembro acompanha uma escala de crescimento em relação a anos anterior. Segundo o Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, a maioria dos comerciantes (56,5%) esperam aumento de até 40% no volume de vendas e 20,6% acreditam em crescimento superior a 50%, em relação a 2023.

 

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR NA BLACK

A Pesquisa Intenção de Consumo Black Friday, também feita pela Fecomércio MG, mostra que quase metade dos consumidores de Belo Horizonte, 48,8%, admitem que, dependendo dos descontos, podem fazer compras na data sem que a intenção tenha sido planejada. 45% confirmam que vão mesmo às compras na Black deste ano. Outros 39% não pretendem comprar na data.

 

CONFIRA MAIS NÚMEROS:

 

Pesquisa da Fecomércio MG revela alta adesão das empresas para a Black Friday

A pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG revelou que 46,5% das empresas do estado pretendem participar da data, com ações que vão desde descontos expressivos até promoções e campanhas de divulgação. Alguns empresários mineiros já estão antecipando promoções e liquidações de seus produtos, buscando atrair os consumidores antes mesmo da data oficial, que esse ano, acontece no dia 29 de novembro.

Os descontos continuam sendo a principal estratégia para atrair os consumidores. Quase metade das empresas (49,4%) oferecerá reduções de até 50% nos preços. Além disso, promoções e ações de divulgação também estão entre as ações mais comuns.

A Black Friday ganhará força tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce. Quase metade das empresas (46,5%) realizará ações em suas lojas físicas, enquanto 24,9% também apostarão no comércio eletrônico.

A maioria dos empresários (61,3%) acredita que a Black Friday não interfere nas vendas de Natal. No entanto, uma parcela (21,8%) enxerga um impacto positivo, com a antecipação de algumas compras. Por outro lado, 17% acreditam que a data pode prejudicar as vendas de fim de ano, principalmente devido à antecipação de gastos e à possibilidade de os consumidores já terem esgotado seu orçamento.

Apesar do otimismo, alguns desafios podem impactar as vendas na Black Friday. O clima, com a época de chuvas, e a concorrência foram apontados como fatores que podem influenciar negativamente os resultados. No entanto, as empresas estão preparadas para superar esses obstáculos e aproveitar as oportunidades que a data oferece. Gabriela destaca que a Black Friday se tornou uma data fundamental para o varejo mineiro. “A adesão das empresas é cada vez maior, demonstrando a importância dessa data para o setor. Além disso, as expectativas são positivas, o que indica que o empresário está ansioso por boas oportunidades para o aumento de suas vendas”, conclui.

A pesquisa da Fecomércio MG ouviu empresas de diversos segmentos do varejo em todas as regiões do estado de Minas Gerais, entre os dias 21 e 31 de outubro com o objetivo de analisar a adesão das empresas à Black Friday, identificar as principais estratégias e expectativas para o período, além de avaliar o impacto da data nas vendas no período de Natal.

 

Consumidor belo-horizontino às compras

Os itens que puxam as intenções de compra são: roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos e móveis conforme os entrevistados. Mais da metade dos consumidores que conhecem a data, 50,3%, devem antecipar as compras de Natal na última sexta-feira de novembro. A constatação de descontos reais, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, assim como a ausência de problemas para quase 100% dos que compraram online na Black Friday de 2023, reforçam a intenção de compra neste ano.

Os consumidores que se mostram atentos para comprar produtos que se destacarem com melhores preços somaram 38,0% dos entrevistados na pesquisa. Com o olhar mais seletivo para a data, eles informam que, além de bons preços, querem atendimento diferenciado, variedade de marcas e produtos e facilidade de pagamento.

Em relação à Black Friday do ano passado, as compras nas lojas físicas foram priorizadas por 29,7% dos consumidores, sendo que 57,1% destes fizeram pesquisa em várias lojas na própria data. Para 89,8% dos que pesquisaram preço em 2023, os descontos anunciados nas lojas físicas foram reais. Um percentual de 15,5% optou por comprar online na Black Friday do ano passado.

Em 2023, as compras nas lojas virtuais foram cercadas de cuidado por 70% que pesquisaram os preços antes de fazer suas compras e por 83,3% que conferiram a reputação da empresa antes de adquirir os produtos.

Conforme 57,1% dos que optaram pelo comércio virtual, a pesquisa de preço foi feita no dia da Black Friday e 97,6% confirmam que os descontos foram reais. A compra virtual transcorreu sem problema para 98,3% dos consumidores.  Neste ano, as compras no comércio online deverão priorizar: eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, alimentação, telefonia, entre outros.

 

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

FAKE NEWS: Secretaria de Saúde de Belo Horizonte desmente que tuberculose é transmitida por mosca