Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

MAIS TRABALHO NAS PEQUENOS EMPRESAS

PEQUENOS NEGÓCIOS GERAM SEIS A CADA 10 NOVAS VAGAS DE EMPREGO EM MINAS

Seis a cada dez novos postos de trabalho em Minas são de micro e pequenas empresas. A constatação é do painel Mercado de Trabalho do Sebrae Minas, que revela que do saldo de 204 mil vagas criadas até setembro deste ano, o setor foi responsável por 135.249, ou seja 66,2%.  Só em setembro, os pequenos negócios representaram quase 50% do saldo de 15,8 mil empregos em Minas, o que significa 7.638 portas abertas de trabalho.

Em nove meses foram 1.322.428 admissões e 1.187.179 desligamentos. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Governo do Estado.

 

ESTADO NO RANKING DO SETOR

Minas é o segundo no ranking nacional das empresas de pequeno porte que mais criaram empregos no Brasil, ficando atrás de São Paulo, onde o percentual de participação delas, porém, é menor (58,8%).

Os pequenos negócios de serviços se mantêm em primeiro lugar na geração de empregos no acumulado do ano. Ao todo, o saldo foi de 64.828 novos postos de trabalho nas MPEs do setor mineiro até setembro. Na sequência, estão indústria de transformação (21.395); construção civil (20.812); comércio (16.849); e agropecuária (10.084).

 

POR REGIÃO DE MINAS

Nos nove primeiros meses de 2024, a região Central é onde as MPEs tiveram maior destaque, com balanço positivo de 49.943 novos postos. O Triângulo ficou em segundo lugar, com saldo de 16.100. As cinco principais regiões se completam com Sul de Minas (15.444); Centro-Oeste/Sudoeste (13.091); e Zona da Mata/Vertentes (12.498).

 

DESBUROCRATIZAÇÃO DO MERCADO

Desde 2019, 464 municípios aderiram ao Minas Livre Para Crescer e, destes, mais de 30 já avançaram para o segundo nível de maturidade no programa, passando a contar com o Redesim + Livre – sistema que agiliza a abertura de empresas – e a linha “Crédito Para Crescer” do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com condições especiais para MPEs.

Nos municípios livres, o tempo médio de abertura de empresas já é de 16 horas e, em contraste, cidades que ainda não adotaram a liberdade econômica levam 23 horas.

Entre as ações do programa, também já foram dispensadas de alvarás 730 atividades econômicas, e mais de 1,8 mil atos normativos foram revogados.

 

Por Jardel Gama

Com informações da Agência Minas

 

Leia também:

TEMPO CHUVOSSO: Chuva forte e ventania podem atingir Belo Horizonte e outras 322 cidades de Minas