Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Benefício bloqueado

Segurados que não fizeram a chamada prova de vida nos últimos doze meses terão o benefício do INSS barrado. Mais de 1 milhão e 300 mil aposentados e pensionistas podem ficar sem receber o benefício referente ao mês de março. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos, (Febraban) o número se refere ao número de segurados que não fez a prova de vida nos últimos 12 meses. O bloqueio está previsto numa Medida Provisória, que instituiu um novo pente fino e medidas para combater pagamentos indevidos e fraudes.

A prova de vida é um procedimento obrigatório desde 2012, porém anteriormente não havia o bloqueio automático de quem deixou de comparecer ao banco no último ano.

A Febraban esclarece que os beneficiários não precisam ir antes ao banco para liberar a prova de vida. Isso porque quem estiver com o pagamento suspenso pode realizar o desbloqueio no mesmo dia previsto para o depósito do dinheiro na conta. A folha salarial de março começa a ser paga no dia 25 para segurados que recebem um salário mínimo (R$ 998,00 reais). O pagamento segue até o dia 5 de abril conforme o número final do cartão de benefício.