HEMONINAS CONVOCA DOARES DE SANGUE NA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS
A Fundação Hemominas fez uma convocação para que moradores da região Centro-Oeste, principalmente de Divinópolis, façam doação de sangue. O pedido é especial para doadores do grupo O negativo, que está em nível crítico. As doações devem ser agendadas on-line ou pelo aplicativo MGapp - Cidadão.
Os doadores têm de estar em boas condições de saúde e fazer um para exercer o ato solidário. O estoque de sangue do grupo O negativo da unidade do instituto em Divinópolis se encontra em níveis críticos, por causa da alta demanda de hemocomponentes deste grupo sanguíneo. A reposição dos estoques é fundamental para que a população seja atendida com segurança.
COMO AGENDAR?
As doações devem ser agendadas on-line ou pelo aplicativo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, o Hemocentro solicita cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.
PARA DOAR SANGUE
As condições e restrições para doação de sangue estão disponibilizadas no site da Hemominas.
Entre os critérios básicos, destacam-se:
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar bem descansado no momento da doação;
- Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Por Jardel Gama
Com informações da Agência Minas