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RODOANEL À VISTA

PROJETO DO RODOANEL DE BETIM É APRESENTADO NESTA QUINTA-FEIRA (26)

O projeto do Rodoanel de Betim é apresentado nesta quinta-feira (26) na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte e prevê uma via com 28,4 kms dentro do município, sem a cobrança de pedágios para qualquer tipo de veículo. A obra será dividida em quatro trechos principais, passando pelo limite com Sarzedo e pelos Parque Industrial de Betim e Icaivera. A rodovia deve dar acesso a Ribeirão das Neves, Nova Lima, e aliviar o trânsito pesado da Via Expressa e do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

 

TRÊS TRECHOS PRINCIPAIS DA OBRA

O primeiro deles terá 6,1 km, entre a divisa com Sarzedo até o entroncamento com a BR-381. O segundo, com 4,8 km, segue em direção à BR-262, passando pelo Parque Industrial de Betim, onde 1,75 km do que será trecho do rodoanel já estão pavimentados. O terceiro trecho parte da BR-262 e segue por 12,1 km em direção à interseção com a Via Icaivera. Por fim, o quarto trecho, de 5,3 km, coincide com o traçado da Via Icaivera, e terá mais uma faixa adicionada em cada sentido, além das duas faixas abertas, nas quais 1,16 km já estão pavimentadas.

 

MELHORIA DA MOBILIDADE

O Rodoanel vai fazer a interseção com Contagem, próximo ao bairro Icaivera, à extensão da Via Expressa - em construção no município por iniciativa da gestão municipal -, promovendo mais facilidade de acesso tanto à Ribeirão das Neves, pela BR-040, no eixo Norte, quanto à Nova Lima, na altura do bairro Jardim Canadá, pelo eixo Sul, interligando, com alças de acesso, as rodovias federais 040, 381 e 262.

 

DESAPROPRIAÇÕES

O município garantiu que o traçado proposto para o rodoanel betinense não afetará áreas densamente urbanizadas, o que diminuirá o custo com desapropriações em R$ 2,2 bilhões, em relação ao traçado do Estado.

"O projeto preserva áreas verdes e as empresas instaladas no entorno da cidade. Os estudos realizados pelo município para a definição do traçado incluíram diversas análises técnicas, como topografia, transposição de barreiras físicas e naturais, como linhas férreas e cursos d’água, indenizações por desapropriações, licenciamentos ambientais e a busca por parcerias para viabilizar o projeto", revela nota do exevutivo municipal.

Com um investimento estimado em R$ 380 milhões, sendo R$ 100 milhões advindos de contrapartidas e R$ 280 milhões de financiamentos, o projeto prevê uma via com 28,4 km percorridos dentro do município, sem a cobrança de pedágios para qualquer tipo de veículo.

A apresentação aconteceu pela prefeitura, às 11h desta quinta-feira (26), no auditório Ady Rosa de Freitas, do Centro Administrativo (rua Pará de Minas, nº 640, no Centro).

 

Por Jardel Gama