MUDANÇA NA ESTAÇÃO CENTRAL NESTA SEGUNDA QUINZENA
O Metrô de Belo Horizonte vai alterar o fluxo de passageiros na Estação Central entre a próxima sexta (20) e o dia 29 (domingo) para obras de revitalização do sistema. Usuários terão acesso a somente uma das plataformas no local. Não haverá baldeação e os intervalos entre viagens mudarão aos sábados (dias 21 e 28), quando serão de 15 minutos.
REVITALIZAÇÃO DO TRECHO:
A revitalização ocorrerá no trecho entre as estações Central e Carlos Prates. As intervenções terão início às 19h30. Durante a operação especial, haverá comunicação visual e avisos sonoros. Funcionários do Metrô BH também vão orientando as pessoas.
A obra de revitalização começou em novembro do ano passado. Em março deste ano, a concessionária responsável concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as estações Eldorado e Calafate: substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via e dos lastros - que é aquela camada de pedra britada. A previsão no contrato de concessão para a conclusão das intervenções é para março de 2027.
FUNCIONAMENTO DO METRÔ DA CAPITAL
As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h. Nos dias úteis, o intervalo é de 7,5 minutos nos horários de pico e de 15 minutos nos demais.O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Aos sábados, o intervalo habitual é de 7,5 minutos, das 6h às 8h30, e 15 minutos após 8h30. Já aos domingos e feriados é de 15 minutos durante todo o dia.
OBRAS DA LINHA 2 ENTRA NO SEGUNDO DIA. ESTAÇÃO CENTRAL TEM ALTERAÇÃO DE EMBARQUE DE PASSAGEIRO A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA (20)
O metrô de Belo Horizonte entra hoje no segundo dia de obras da Linha 2, trecho que vai conectar a linha 1 até a região do Barreiro. O novo traçado terá 10 quilômetros e meio e sete estações; Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A operação comercial do novo traçado está prevista para 2028.
Para atender a todas as estações previstas, serão adquiridas mais 24 composições, cada uma com quatro carros, que serão fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, prometendo transportar, em média, 56 mil pessoas por dia.
A empresa já iniciou a fabricação das composições. A expectativa é a de que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. Elas vão operar nas linhas 1 e 2.
Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.
Cronograma nova linha do metrô
A expectativa é a de que as estações sejam concluídas por etapas, de acordo com cronograma previamente estabelecido, começando por Nova Suíça e Amazonas, que devem ficar prontas em 2026.A operação comercial da linha 2, em pleno funcionamento, está prevista para 2028.
Entenda o investimento de R$ 3 bilhões
Ao todo, o investimento projetado é de R$ 3,7 bilhões, ao longo de 30 anos do contrato de concessão. Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô, dos quais R$ 2,8 bilhões do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Por Jardel Gama