TEMPO SECO DEIXA BELO HORIZONTE E OUTRAS 357 CIDADES MINEIRAS EM ALERTA VERMELHO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta quarta-feira (4), os números de cidades em alerta para tempo seco. Conforme o balanço, Belo Horizonte e outros 357 municípios estão em alerta vermelho, que configura "grande perigo", com umidade relativa do ar abaixo de 12%.
Segundo o alerta, além de riscos de incêndios florestais, as pessoas podem sofrer com desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça. Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%. Confira aqui as cidades que estão em alerta vermelho.
Belo Horizonte, que está na faixa de alerta, não chove há quase 140 dias, e pode registrar novo recorde de temperatura máxima nesta quarta. A metrópole, na terça, registrou 34,4ºC, sendo o dia mais quente do ano. O recorde anterior era 34ºC, alcançado em 17 de janeiro.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o dia na capital será de céu claro com temperatura diurna elevada e baixa umidade do ar, à tarde. A mínima chegou a 15°C e a máxima deve ultrapassar os 34ºC.