Belo Horizonte está sob alerta de nova onda de calor nos próximos dias, até 9 de setembro. Segundo a Defesa Civil da Capital, as temperaturas devem ficar até 5°C acima da média climatológica mensal (27,9 °C), podendo chegar a mais de 32°C. O tempo seco também seguirá na cidade. O comunicado é válido até segunda-feira da outra semana, 9 de setembro.
Neste domingo (1°), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro com temperatura baixa nas primeiras horas do dia e tempo seco e calor, à tarde.
A temperatura mínima foi de 12 °C, a máxima estimada é de 30°C. Já a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 15%. O índice ideal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é superior aos 60%.
ONDA DE CALOR NO ESTADO
Com a chegada de uma massa de ar seco, uma nova onda de calor atinge as regiões do Estado já a partir deste domingo (1°). A secura e as temperaturas elevadas ficam ainda mais intensas a partir de terça-feira (3), quando os termômetros podem chegar a 35°C em algumas localidades.
SAIBA AS RECOMENDAÇÕES DURANTE O TEMPO QUENTE E SECO
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Segundo Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição é decorrente de uma “intensificação da massa de ar quente e seco que está sobre o continente”.
Setembro começa com nova onda de calor em Minas e secura e temperaturas elevadas ficam ainda mais intensas a partir desta terça-feira (3)
O mês de setembro começa com nova onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 35Cº, em algumas localidades do Estado. A secura e as temperaturas elevadas ficam ainda mais intensas a partir desta terça-feira (3). A umidade relativa do ar em Minas deve ficar abaixo de 20%, chegando até 12% em alguns pontos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve permanecer pelo menos até sexta-feira (6). Além da metrópole, com temperaturas ultrapassando 32 Cº, a maioria dos municípios do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata deve ser afetado pelo calorão. Neste segunda-feira, na Capital, sol forte com máxima de 30 Cº e umidade do ar em torno de 15%.
Por Jardel Gama
Por Jardel Gama