Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

11:01 às 13:00

R$2 BILHÕES EM PREJUÍZO

PESQUISA APONTA QUE 9 EM CADA 10 GOLPES FINANCEIROS SÃO APLICADOS PELO CELULAR

Nove em cada dez golpes financeiros são aplicados pelo celular. Os dados constam na pesquisa Tendências de fraudes bancárias digitais no Brasil em 2024, feita pela empresa de tecnologia Biocatch. O levantamento mostra que 82% dos golpes ocorrem no horário comercial, entre 9h e 17h, ou seja, em horário comercial.

O golpe mais comum é o da “falsa central” de bancos, no qual os criminosos entram em contato por telefone se passando por representantes das agências solicitando “confirmação de dados pessoais” e até pagamentos indevidos. Outro tipo de fraude que chama a atenção é o “estelionato romântico”, quando duas pessoas se envolvem após troca de mensagens pelas redes sociais ou aplicativos de namoro.

Só nos últimos 12 meses, mais de 40 milhões de pessoas foram lesadas, num prejuízo de mais de 2 bilhões de reais. Segundo a Febraban, a melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Por isso, para que o cliente possa se proteger e evitar a engenharia social, a Febraban e os bancos têm investido em campanhas de conscientização e esclarecimento. Nas redes da Febraban, a comunicação antifraudes prossegue de forma ininterrupta nesse link.