Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

DESAPARECIDOS

POLÍCIA CIVIL CONVOCA FAMILIARES DE PESSOAS DESAPARECIDAS PARA COLETA DE DNA

Minas Gerais registra atualmente entre 4 e 5 mil pessoas desaparecidas. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (22) durante coletiva de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais, que também fez um importante apelo à população. 

Entre os dias 26 e 30 de agosto, será realizada a Campanha Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, com a coleta de material genético de familiares de desaparecidos para auxiliar na localização dessas pessoas. 

Todas as polícias científicas do Brasil mantêm um banco de dados com restos mortais de pessoas não identificadas, além de registros genéticos de familiares de desaparecidos. Em Minas, há mais de 500 restos mortais e mais de 700 familiares cadastrados no banco. 

Devido ao alto custo do procedimento de coleta de DNA, o recurso só é utilizado após esgotadas as outras formas de localização, mas o material já fica disponível após 15 dias do registro de desaparecimento. 

A PCMG explica que o procedimento serve tanto para localizar pessoas mortas ainda não identificadas quanto para encontrar pessoas vivas. 

COMO FUNCIONA A COLETA? 

Quem tem algum parente desaparecido e deseja doar DNA para ajudar na localização deve atender a alguns requisitos. Primeiramente, é necessário registrar um boletim de ocorrência informando o desaparecimento. Também é preciso apresentar um documento de identificação que comprove o parentesco com a pessoa desaparecida. Após cumprir esses procedimentos, o DNA pode ser coletado 15 dias após o desaparecimento, por meio de um dispositivo.