MOSQUITO É O ANIMAL QUE MAIS MATA NO MUNDO
O mosquito é responsável por mais doenças e mortes que qualquer outro animal no planeta. O alerta é do Centro de Controle e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). Diariamente, enfermidades como dengue, malária, febre do Oropouche, chikungunya, zika e febre amarela, que são transmitidas por mosquitos colocam a vida de bilhões de pessoas em risco. Nesta terça-feira (20/08) foi lembrado o Dia Mundial do Mosquito. A proposta da data é ampliar a consciencialização sobre o assunto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) essas doenças podem ser prevenidas. Como não há vacina para grande parte das infecções provocadas por mosquitos, a recomendação das autoridades sanitárias em todo o mundo é prevenir a picada para se proteger de potenciais riscos. Dentre as estratégias de prevenção listadas estão o uso de repelentes e de calças e camisas de manga comprida, além do controle do mosquito em ambientes internos e externos.
Sinais de alerta
Dentre os sintomas classificados pelo Ministério da Saúde como sinais de alerta para arboviroses como dengue, zika, chikugunya, malária e febre do Oropouche estão:
- febre alta e/ou persistente;
- dores musculares e nas articulações;
- manchas vermelhas (exantema);
- dor de cabeça ou atrás dos olhos;
- diarreia e/ou dor forte na barriga;
- pressão baixa;
- náusea e vômitos frequentes;
- agitação ou sonolência;
- sangramento espontâneo;
- diminuição da urina;
- extremidades frias.
Em caso de sintomas, a orientação é procurar uma unidade de saúde e não tomar medicações por conta própria. Pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de dois anos e idosos acima de 65 anos são mais suscetíveis a complicações provocadas por doenças transmitidas por mosquitos. Nesses casos, os cuidados devem ser redobrados.
(Fonte: Agencia Brasil)