MORADORES DE BELO HORIZONTE PODERÃO FAZER EXAMES DE GRAÇA PARA IDENTIFICAR DOENÇAS ÓSSEAS
Moradores de Belo Horizonte poderão fazer exames gratuitos para identificar casos de osteopenia e osteoporose na próxima quarta-feira (21), no estacionamento do Hospital da Baleia, em frente à Unidade Baeta Vianna, entre 9h e 13h.
A ação faz parte da proposta “Osteotruck” que disponibilizará uma van equipada com aparelhos médicos e uma equipe especializada para realizar diagnósticos rápidos das doenças.
No local, serão realizados gratuitamente 200 exames de densitometria óssea, teste para a detecção dessas doenças que podem aumentar consideravelmente o risco de fraturas. A distribuição de senhas será por ordem de chegada.
O projeto é idealizado pela Associação Brasileira de Pacientes Atópicos, Oncológicos e de Doenças Raras (Atópicos Brasil), em parceria com o Hospital da Baleia.
A osteopenia, geralmente, antecede a osteoporose. A primeira está ligada à perda de massa óssea, enquanto a segunda é uma condição que torna os ossos porosos. Segundo o Ministério da Saúde, há mais de 10 milhões de brasileiros que convivem com algum nível da doença no país.