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GOLPE DO ‘PRODUTO RETIDO’

EMPRESA DE TELÉGRAFOS AVISA CONSUMIDORES ANTES DAS COMPRAS NA INTERNET

Os Correios emitiram há pouco um alerta sobre um novo golpe contra consumidores que fazem compras pela internet. Na fraude, o comprado recebe mensagem falsa no celular, avisando que o pacote está retiro, sob a condição de pagamento de uma taxa para ser liberado. Os golpistas mandam também avisos como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima. Até quem não fez compra no exterior tem recebido a tentativa de golpe.

 

SAIBA COMO SE PREVSNIR

Pelo aplicativo dos Correios, no celular, dá para fazer o procedimento com toda segurança. No site da empresa, também tem alerta contra o golpe, em destaque, com um vídeo explicando que as mensagens dos golpistas chegam com um link que leva a uma página falsa da empresa, para que um pagamento seja feito.

Os Correios afirmaram que, assim que souberam dos golpes, notificaram a Polícia Federal e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo, e que, até o momento, não há evidência de violação da base de dados dos Correios.

A Receita Federal explica que o mais importante é conferir a possível taxação a partir da origem da compra.

"Se a pessoa fez alguma compra que veio de um site internacional, a gente direciona que eles olhem a página oficial, naturalmente a página oficial dos Correios. Entrando no site oficial, você vai ter um link chamado 'minhas importações'. Lá dentro, você consegue identificar se realmente há algo a ser pago, tributado pela Receita Federal”, explica Michel Lopes Teodoro, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais.

O advogado Paulo Crosara explica que os golpistas estão cometendo o crime de estelionato e diz que quem cair no golpe deve entrar em contato com o banco onde tem conta o mais rápido possível.

"E acionar um protocolo que chama 'mecanismo especial de devolução', que é onde a sua instituição bancária entra em contato com a instituição financeira para onde foi o dinheiro e bloqueia esse valor. Eles têm sete dias para analisar se foi golpe ou não. Se eles concluírem que foi um PIX suspeito, eles te devolvem esse dinheiro”, afirma o advogado criminalista Paulo Crosara.

 

CONFIRA, NA ÍNTEGRA, O ALERTA DOS CORREIOS SOBRE O GOLPE

O golpe está aí – e os Correios estão aqui para ajudar nossos clientes a não caírem nele. Já recebeu algum e-mail dizendo que a sua encomenda não foi entregue, pedindo que você atualize seu endereço ou realize o pagamento de alguma taxa? Então, é golpe! Conhecida como phishing, esta é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links maliciosos que direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados são roubados.

 

Confira abaixo como evitar e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:

 

1.Confira o e-mail e o nome do remetente

Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

 

2.Cautela com links

Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

 

3.Desconfie de mensagens urgentes

Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.

 

4. Atualização constante

Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

 

5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos

Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.

Seguindo esses passos, você nos ajuda a coibir tentativas de golpes usando o nome dos Correios de forma indevida e, ao mesmo tempo, evita que mais pessoas caiam em golpes ou fraudes.

Para saber mais e conhecer outras orientações sobre Segurança da Informação, clique aqui.

 

Por Jardel Gama