EMPRESA DE TELÉGRAFOS AVISA CONSUMIDORES ANTES DAS COMPRAS NA INTERNET
Os Correios emitiram há pouco um alerta sobre um novo golpe contra consumidores que fazem compras pela internet. Na fraude, o comprado recebe mensagem falsa no celular, avisando que o pacote está retiro, sob a condição de pagamento de uma taxa para ser liberado. Os golpistas mandam também avisos como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima. Até quem não fez compra no exterior tem recebido a tentativa de golpe.
SAIBA COMO SE PREVSNIR
Pelo aplicativo dos Correios, no celular, dá para fazer o procedimento com toda segurança. No site da empresa, também tem alerta contra o golpe, em destaque, com um vídeo explicando que as mensagens dos golpistas chegam com um link que leva a uma página falsa da empresa, para que um pagamento seja feito.
Os Correios afirmaram que, assim que souberam dos golpes, notificaram a Polícia Federal e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo, e que, até o momento, não há evidência de violação da base de dados dos Correios.
A Receita Federal explica que o mais importante é conferir a possível taxação a partir da origem da compra.
"Se a pessoa fez alguma compra que veio de um site internacional, a gente direciona que eles olhem a página oficial, naturalmente a página oficial dos Correios. Entrando no site oficial, você vai ter um link chamado 'minhas importações'. Lá dentro, você consegue identificar se realmente há algo a ser pago, tributado pela Receita Federal”, explica Michel Lopes Teodoro, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais.
O advogado Paulo Crosara explica que os golpistas estão cometendo o crime de estelionato e diz que quem cair no golpe deve entrar em contato com o banco onde tem conta o mais rápido possível.
"E acionar um protocolo que chama 'mecanismo especial de devolução', que é onde a sua instituição bancária entra em contato com a instituição financeira para onde foi o dinheiro e bloqueia esse valor. Eles têm sete dias para analisar se foi golpe ou não. Se eles concluírem que foi um PIX suspeito, eles te devolvem esse dinheiro”, afirma o advogado criminalista Paulo Crosara.
CONFIRA, NA ÍNTEGRA, O ALERTA DOS CORREIOS SOBRE O GOLPE
O golpe está aí – e os Correios estão aqui para ajudar nossos clientes a não caírem nele. Já recebeu algum e-mail dizendo que a sua encomenda não foi entregue, pedindo que você atualize seu endereço ou realize o pagamento de alguma taxa? Então, é golpe! Conhecida como phishing, esta é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links maliciosos que direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados são roubados.
Confira abaixo como evitar e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:
1.Confira o e-mail e o nome do remetente
Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.
2.Cautela com links
Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.
3.Desconfie de mensagens urgentes
Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.
4. Atualização constante
Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.
5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos
Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.
Seguindo esses passos, você nos ajuda a coibir tentativas de golpes usando o nome dos Correios de forma indevida e, ao mesmo tempo, evita que mais pessoas caiam em golpes ou fraudes.
Para saber mais e conhecer outras orientações sobre Segurança da Informação, clique aqui.
Por Jardel Gama