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Evidências

20:01 às 23:59

REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE

CAPITAL MINEIRA PODE QUASE QUE DOBRA NÚMERO DE APARELHOS ELETRÔNICOS

Belo Horizonte terá 538 locais de radares eletrônicos de fiscalização de trânsito, representando um aumento de 79 por cento. Atualmente, a Capital conta com 300 equipamentos em operação, somando 717 faixas de trânsito fiscalizadas. A partir dos novos contratos, já assinados, este número será ampliado para 1.363. A previsão é que os novos radares estejam totalmente operacionais até 2029, mas maior parte dos equipamentos deve ser instalada ainda em 2025.

Firmados em julho de 2024, os novos acordos têm vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado até o limite de 10 anos. O investimento total será em torno de R$ 119,5 milhões com um custo mensal estimado de R$ 1,9 milhão até 2029, valor inferior ao preço pago por mês nos contratos anteriores, que era de R$ 2,1 milhões.

“Vamos substituir integralmente todos os contratos firmados em 2017 e 2020, porém, com um pequeno acréscimo do número total de faixas fiscalizadas,” explicou a PBH por meio de nota. Os acordos antigos, que previam 1.232 faixas fiscalizadas, serão superados pelos novos contratos que abrangem 1.363 faixas.

 

IMPLANTAÇÃO DOS RADARES ELETRÔNICOS

Os contratos foram assinados com diferentes empresas, cada uma responsável por um lote específico de faixas fiscalizadas. Veja as faixas e as empresas responsáveis:

    Lote 1: Eliseu Kopp & Cia Ltda., com 476 faixas;

    Lote 2: Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda., com 442 faixas;

    Lote 3: Consórcio Trânsito Seguro (Sitran + GCT), com 445 faixas;

    Lote 4: Tivic Tecnologia e Informação Ltda., que irá apoiar com a tecnologia nas faixas fiscalizadas.

 

Ainda por meio de nota, a PBH ressaltou que “os equipamentos podem ser implantados e realocados dentro do prazo do contrato, seguindo a avaliação e estudos dos locais com maior necessidade de fiscalização”.

As obras de infraestrutura já começaram, e a previsão é que os novos radares estejam totalmente operacionais dentro do prazo contratual, ou seja, até 2029. No entanto, a maior parte dos equipamentos deve ser instalada ainda em 2025.

Segundo a PBH, os radares serão instalados em locais estratégicos, identificados por estudos de trânsito como os mais críticos para acidentes e infrações. Os equipamentos serão capazes de fiscalizar diversas infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, conversões proibidas, entre outras.

 

Por Jardel Gama