DISQUE DENÚNCIA RECEBE DENÚNCIAS DE CONTEÚDOS FALSOS NAS ELEIÇÕES 2024
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a partir desta quarta-feira (7) um canal gratuito para receber denúncias de conteúdos falsos nas redes socias, durante as eleições 2024. A criação do disque-denúncia 1491 conta com documento de entendimento com as plataformas digitais TikTok, LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, Kwai, Telegram e X, antigo Twitter. A iniciativa prevê também a disponibilização de um painel da Polícia Federal com estatísticas de investigações e crimes eleitorais.
COMPROMETIMENTO DAS REDES SOCIAIS
As plataformas se comprometeram a colaborar com a Justiça Eleitoral no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), que foi inaugurado em março deste ano, com a finalidade de organizar o trabalho de combate às mentiras propagadas pela internet durante as Eleições Municipais de 2024.
APURAÇÃO DA DENÚNCIA
De acordo com a presidente do TSE, após o atendimento do telefonema, os integrantes do CIEDDE irão checar se o relato é válido e darão encaminhamento à denúncia, que poderá ser enviada à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou ao juiz ou à juíza eleitoral.
CANMPANHA ELEITORAL
Nesta terça-feira (6), o TSE lançou também uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito.
Por Jardel Gama
Com informações da Agência Brasil e do TSE