Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Balada Sertaneja

20:01 às 23:59

VACINAÇÃO RURAL EM DIA

Os produtores rurais de Minas Gerais têm até 31 de julho, quarta-feira, para vacinar as bezerras de três a oito meses de idade contra brucelose. O objetivo é proteger o rebanho e evitar problemas de saúde pública ao ser humano e danos à economia. Os donos dos animais têm até 10 de agosto para apresentar o comprovante ao IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária.

Após a imunização, o produtor deve declará-la junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), via e-mail ou presencialmente, até 10 de janeiro de 2023. A lista de endereços pode ser encontrada em ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades.

 

VACINAÇÃO DEVE SER FEITA POR PROFISSIONAL CADASTRADO

O manejo inadequado ou sem o uso de equipamentos de proteção individual durante a aplicação da vacina contra a brucelose também representa um risco, já que a vacina contém a bactéria atenuada, o que os profissionais da área chamam de “vacina viva”.

Essa é uma das razões pelas quais essa vacinação só deve ser realizada por profissionais cadastrados no IMA, tanto médicos veterinários, quanto vacinadores sob responsabilidade desses profissionais.

Existem duas categorias de profissionais dentro do PNCEBT: os cadastrados, que atuam na vacinação contra brucelose, e os habilitados, que atuam na realização de testes de diagnóstico de brucelose e tuberculose. Um profissional cadastrado para vacinação não pode realizar exames diagnósticos, da mesma forma que um profissional habilitado para exames não pode aplicar vacinas. Para atuar em ambas as áreas, é necessário estar cadastrado no IMA e possuir habilitação no PNCEBT de Minas Gerais, emitida pelo Mapa.

O cadastro para vacinação é realizado pelo Serviço Veterinário Oficial Estadual, o IMA, em Minas Gerais. Já a habilitação para exames é de responsabilidade do Mapa. Nesse segundo caso, o processo se inicia no órgão estadual e segue para o Mapa no Estado, que publica a portaria de habilitação do profissional.

As orientações para obter o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose estão disponíveis no site do IMA.

 

Por Jardel Gama

Com informações da Agência Minas