Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

APAGÃO CIBERNÉTICO

Mais de 20 voos tiveram cancelamento ou atraso confirmados no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta sexta-feira (19) de apagão cibernético. Só da Companhia Azul, pelo menos cinco partidas canceladas e outras 17 atrasadas. A falha em escala global em sistemas de TI afeta atividades bancárias, serviços médicos, telecomunicações, despachos judiciárias e de transporte. 

 

Azul com cancelamentos e atrasos

As partidas para Governador Valadares (MG), Recife (PE), Uberaba (MG), Ipatinga (MG) e Goiânia (GO) e foram canceladas, por volta de 12h, conforme mostra o painel da BH Airport. Já os atrasos afetam quase todas as demais partidas: Vitória (ES), Viracopos (SP), Cabo Frio (RJ), Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF), Santos Dummond (RJ), Guarulhos (SP), Montes Claros (MG), Ilhéus (BA), Vitória da Conquista (BA), Goiânia (GO), Salvador (BA), Uberlândia (MG) e Governador Valadares (MG).

 

Empresa recomenda que passageiros se adiantem

Mais cedo, a empresa pediu que passageiros que têm voo comprado e não realizaram o check-in devem chegar cedo nos aeroportos e ir ao balcão de atendimento. Segundo a companhia, devido à intermitência no sistema de gestão de reservas, “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.”

 

Atrasos pelo mundo

Conforme a AFP, as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos.

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

 

No Brasil, usuários identificaram problemas em sistemas bancários

Aplicativos de bancos, como Bradesco e Nubank, ficaram instáveis, na manhã desta sexta-feira (19), após o apagão cibernético que afetou vários lugares do mundo. Conforme o site Downdetector, que aponta problemas em canais digitais, esses são alguns serviços que lideram as reclamações nas últimas horas.

 

O que causou o problema mundial?

Segundo a empresa de segurança de TI responsável , o problema que provocou um apagão cibernético mundial foi “identificado”. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (...) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu George Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn.

 

Por Jardel Gama