A Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil para as crianças menores de 5 anos termina nessa sexta-feira (28). As doses do imunizante seguem disponíveis nos 152 centros de saúde de Belo Horizonte e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Neste caso, na R. Paraíba, 890 - Funcionários, na Região Centro Sul da Capital.
Desde o início da campanha, em 27 de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte já vacinou mais de 44 mil crianças que fazem parte do público. A meta do Ministério da Saúde é de 95%. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a situação vacinal em dia.
Quem deve receber a vacina e distribuição das doses
Para menores de 1 ano são três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina. Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
O que é a poliomielite
A poliomielite (paralisia infantil) é causada por um vírus que infecta crianças e adultos e pode provocar a imobilidade ou o enfraquecimento permanente de braços e pernas. O principal fator de risco é a baixa cobertura vacinal, o que torna a imunização uma das medidas mais importantes de prevenção.
Belo Horizonte reforça chamado para público prioritário se proteger contra a coqueluche
Profissionais da saúde que atuam em atendimentos de ginecologia, obstetrícia, pediatria, além de doulas e trabalhadores de berçários e creches de Belo Horizonte devem ser vacinados contra a coqueluche. A orientação é do Ministério da Saúde após o aumento de surtos da doença em países da Ásia e Europa, e do temor de que situação semelhante ocorra no Brasil. Clique neste link mais mais detalhes sobre a imunização contra conqueluche, na Capital.
Por Jardel Gama
Com informações do Portal PBH