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Clássicos da Liberdade

11:01 às 13:00

MUDANÇA DE PLANO NO METRÔ

A concessionária que administra o metrô de Belo Horizonte propôs uma mudança no projeto da linha 2, que expande para a região do Barreiro. De acordo com o pedido ao governo estadual, as locomotivas transitariam por uma mesma linha férrea nos dois sentidos. Com início das obras da Linha 2 previstas setembro deste ano, a Metrô Belo Horizonte garante que a mudança não significa viagens mais espaçadas do que o acordado em contrato. Saiba, abaixo, como ficariam as novas estações

“Após um extenso período de estudos, o Metrô BH e a MRS Logística chegaram a um acordo sobre a implantação técnica ferroviária mais adequada ser a via singela, onde as composições dos veículos de passageiros sobre trilhos passarão pela mesma via, em ambas as direções”, explicou a concessionária em nota.

A distância prevista entre as duas estações é de 1,7 km, com tempo de circulação estimado em 2,5 minutos. Ao todo, a linha 2 acrescentará 10,5 quilômetros de extensão ao metrô e deve estar em operação no primeiro trimestre de 2028.

De acordo com a concessionária Metrô BH, administrada pelo Grupo Comporte, o pedido considera a presença, na região, do pátio da MRS Logística, operadora ferroviária de carga que administra uma malha de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

‘Premissas de desempenho’

A concessionária Metrô BH garantiu que a via singela não representará um rendimento abaixo do estipulado no contrato de concessão. Ou seja, essa mudança não ocasionará viagens mais espaçadas do que o acordado em contrato.

“A via singela atenderá às premissas de desempenho operacional previstas no Contrato de Concessão do Metrô BH para a Linha 2 do sistema. A via singela se configura como a solução mais adequada, já que fornece harmonia com a atual operação da MRS, que possui um pátio de manobra em funcionamento no local”, garantiu.

A proposta foi encaminhada para o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Mobilidade (Seinfra), e também para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Todos os entes apresentaram anuência à continuação dos trabalhos a partir da solução”, afirmou a concessionária.

 

Linha 2

As obras de construção da Linha 2 estão previstas para começar em setembro deste ano. Já a operação da linha deve ter início em quatro anos, no primeiro trimestre de 2028. Serão construídas sete novas estações:

 

    - Barreiro;

    - Ferrugem;

    - Vista Alegre;

    - Nova Cintra;

    - Nova Gameleira;

    - Amazonas;

    - Nova Suíça.

 

Atualmente, o projeto está em fase de licenciamento ambiental. Só após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente aprovar o traçado é que as obras podem começar. Pelo contrato, a concessionária tem até 2029 para colocar a linha 2 em funcionamento.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal O Tempo