A menos de um mês para o início do inverno, época mais fria do ano e típica por aumento de doenças respiratórias, mais da metade do público-alvo da campanha ainda não se imunizou contra a gripe influenza em Minas Gerais.
Conforme dados do painel do Ministério da Saúde, que monitora a vacinação da gripe no país, desde o início da aplicação de doses, em 20 de março, 3,5 milhões de pessoas do grupo prioritário foram imunizadas no estado. O número representa 39% do total de idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas e imunossuprimidos esperados para se imunizar nesta etapa.
O cenário preocupa especialistas, que estimam aumento no número de internações com a chegada do período sazonal, sobretudo nesse grupo mais vulnerável a doenças respiratórias.
A falta de imunização chama atenção para o aumento do risco de desenvolvimento de formas graves da doença. Entre janeiro e março deste ano, Minas Gerais registrou média de uma internação a cada 20 minutos de pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos hospitais do estado, segundo dados Secretaria de Estado de Saúde. Uma média que pode aumentar nos próximos dias, com a chegada do período sazonal, que acontece entre maio e julho, marcado por variações de temperatura.
Vacina
A vacina utilizada na imunização contra a influenza é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Atualmente, todas as pessoas acima de 6 meses de idade podem se imunizar em Minas Gerais. Os imunizantes estão disponíveis nos postos de saúde de cada município.
Prevenção
Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção. São elas:
• Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
• Utilize lenço descartável para higiene nasal;
• Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Mantenha os ambientes bem ventilados;
• Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
• Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
• Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.