Atenção motoristas do volante grande, a partir desta segunda-feira (6), os eixos suspensos de veículos pesados carregados, como caminhões e carretas, passam a ter o pedágio cobrado na BR-381 Fernão Dias, na ligação entre Belo Horizonte e São Paulo conhecida. A cobrança é feita de forma automática a partir das placas dos veículos. Anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a mudança tem como objetivo garantir mais fluidez nas rodovias e combater a evasão de pedágio, que nos veículos pesados é cobrado pelo número de eixos do veículo.
Confira como funciona a cobrança:
Trafegar com os eixos indevidamente suspensos para evitar a cobrança de tarifas é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e pode levar à multa e perda de pontos na carteira de motorista.
O novo sistema vai identificar nas praças de pedágio se a carreta ou caminhão possui Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) ou Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE). Caso os documentos estejam em vigor, a cobrança será feita considerando todos os eixos do veículo, mesmo que alguns estejam suspensos.
A ANTT informa também que os transportadores podem fazer a gestão do MDF-e pelo aplicativo de celular Nota Fiscal Fácil, o que dispensa a exigência de certificado digital.
Rodovias afetadas
Além da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo (SP), outras quatro rodovias administradas pelo Grupo Arteris receberão a mudança a partir da próxima segunda (6/5). São elas:
- Fluminense (BR-101/RJ)
- Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC)
- Planalto Sul (BR-116/PR/SC)
- Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR)
Essa tecnologia de cobrança automática já é aplicada nas Ecovias do Araguaia, nas Ecovias do Cerrado, na Via Sul e na Via Costeira.
Por Jardel Gama
Com informações do Portal UAI