Atenção motoristas, a Rua Sapucaí, ao lado da Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, passa a ficar interditada a partir desta segunda-feira (6). Até próximo domingo (2), o trecho entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales, permanece bloqueado para o trânsito de veículos e algumas linhas de ônibus passam por alteração de itinerário. O motivo da interdição é um teste operacional para avaliar o impacto do trânsito no local e no entorno.
Segundo a Prefeitura da Capital, sinalização com faixas de tecido para orientação de condutores estão instaladas e, os ônibus das linhas afetadas também contam com cartazes de informação para os usuários.
Confira o que muda no transporte coletivo:
- As linhas 8103, 8205, 8405, 9103, 9104, 9210, SC01A, SC03A terão alteração de itinerário.
- Pontos desativados: Rua Sapucaí, 383 e 153
- Pontos Substitutos: Av. Assis Chateaubriand, 558 e Av. Francisco Sales, 199
Requalificação
Desde março de 2023, a Rua Sapucaí passou a ser fechada para o trânsito de veículos aos domingos. O projeto foi apresentado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2022, com o objetivo de priorizar o uso da via pelos pedestres. Por ser um dos locais mais movimentados de BH, especialmente aos fins de semana, ao projeto da PBH tem o objetivo de tornar a região mais bonita e acessível, melhorando assim as opções de lazer da capital.
Com as intervenções, o espaço será transformado em um eixo verde, com arborização e paisagismo para valorizar e potencializar as características urbanas e culturais da via. Serão instalados mobiliários de bancos, cestos coletores metálicos e arquibancada mirante para enaltecer a vista para o Centro da cidade e para os murais do Projeto Cura.
A rua, que tem aproximadamente 600m de comprimento e é margeada pelas avenidas do Contorno, Assis Chateaubriand e Francisco Sales, receberá pavimentação de um plano único entre os dois passeios, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa. Ainda está prevista a implantação de uma ciclovia bidirecional e passagem de pedestres.
A obra de revitalização da rua Sapucaí vai custar R$ 4,6 milhões aos cofres públicos. Em fevereiro deste ano, a empresa Conata Engenharia foi definida como a responsável pelas intervenções. O prazo previsto de execução dos trabalhos é de 300 dias.
Por Jardel Gama
Com informações do Portal UAI