Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Balada Sertaneja

20:01 às 23:59

CONFIRA A LISTA

Pelo menos 660 cidades mineiras estão em alerta para onda de calor até a próxima semana, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que renovou os avisos nesta sexta-feira (3). Segundo o comunicado, o Estado está sob quatro alertas, que preveem temperaturas 5°C acima da média.

As cidades na faixa da onda de calor, alerta laranja, estão Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Vinte e duas delas, que ficam no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, estão sob alerta vermelho de grande perigo. Clique aqui e confira as cidades que serão atingidas pela onda de calor.

Capital

Belo Horizonte deve ultrapassar os 30ºC nesta sexta. De acordo com a previsão meteorológica da Defesa Civil municipal, a máxima estimada é de 32ºC. 

A temperatura mínima foi de 17,6 °C, e a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 35% à tarde. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. A OMS considera como situação de alerta quando cai para menos de 30%.

Onda de calor

O tempo sufocante provocado pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar dos últimos dias volta a ficar mais intenso. Uma nova onda de calor vai atingir Belo Horizonte pelo menos até o início da semana que vem. 

Confira orientações da Defesa Civil:

•    Hidrate-se durante o dia;
•    Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
•    Evite frituras;
•    Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
•    Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
•    Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
•    Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
•    Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).