Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Programação corrida

00:01 às 05:00

MAIS SEGURANÇA NO PIX

Os usuários do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central, passam a ter mais acesso a informações, com o objetivo de evitar fraudes. Após vazamento de dados, o Registrato, página do BC que fornece as relações do cidadão com instituições financeiras, passou a oferecer um relatório extra com o histórico completo de chaves, inclusive as excluídas. Com divulgação de data e hora da exclusão, a versão amplificada fica disponível no Registrato, em até dois dias úteis, a partir do pedido.

 

Confira mais detalhes da novidade

O BC ampliou também as informações presentes no relatório simplificado. Emitido no momento do pedido, o documento foi melhorado, com a inclusão da hora exata da criação da chave Pix e de uma coluna com a situação de cada chave: ativa, bloqueada judicialmente, em reivindicação de posse e em portabilidade.

No caso da chave em reivindicação de posse, o usuário solicita a posse de uma chave cadastrada no nome de outra pessoa, o que frequentemente ocorre no caso de chaves com números de telefone que mudaram de dono. Na portabilidade, o correntista transfere a chave para outra instituição financeira. Nos dois casos, informou o BC, a situação aparecerá como “em reivindicação de posse ou em portabilidade”.

As novidades, informou o BC, permitem que o cidadão identifique eventuais tentativas de fraude utilizando chaves criadas em seu nome. Para ter acesso aos dois relatórios de chaves Pix e aos demais relatórios do Registrato, o cidadão deve ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br.

 

Por Jardel Gama

Com informações da Agência Brasil