Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Programação corrida

00:01 às 05:00

PRAZO FINAL EXAME TOXICOLÓGICO

 

Os motoristas das categorias C, D e E que têm carteira vencendo entre janeiro e junho deem fazer o exame toxicológico até 31 de março. A Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, alerta que a falta do exame é infração gravíssima, com multa de 1.467 reais 35 centavos e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O exame toxicológico verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

O órgão alerta que a infração pelo descumprimento do prazo estabelecido será verificada diretamente pelos sistemas eletrônicos dos departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Na prática, isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor já poderá ser multado, com a aplicação da pena a partir de 1º de maio. A penalidade será aplicada a todos os condutores das três categorias.

 

Como está a situação do exame do motorista?

O condutor pode verificar se o seu exame toxicológico está em dia por meio do aplicativo da carteira digital de trânsito (CDT). Basta acessar a área do condutor na CDT, clicar no botão “Exame Toxicológico” e verificar se o prazo está vencido. Caso o exame esteja vencido, o motorista deve procurar um dos laboratórios credenciados a fim de fazer a coleta para realização do exame toxicológico. A Senatran lembra que os condutores das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazer o teste.

 

Por Jardel Gama

Com informações da Agência Brasil