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12:01 às 14:00

INTERVENÇÃO NO CENTRO DA CAPITAL

As obras que transformam a Rua Goiás, no Centro de Belo Horizonte, em novo espaço Zona 30 já começaram. Desde essa quarta-feira, o projeto que promove a redução da velocidade dos veículos para no máximo 30 km/h já é implantado na via, com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas. Segundo a Prefeitura da Capital, as obras em curso na Rua Goiás, entre a Rua da Bahia e a Praça Afonso Arinos, as intervenções contam com ampliação das calçadas, implantação de uma travessia de pedestres elevada e reorganização das vagas de estacionamento. Belo Horizonte conta atualmente com 16 ruas caracterizadas como Zona 30 em várias regiões da cidade.

 

Saiba mais detalhes sobre as intervenções na Rua Goiás, atrás da Prefeitura:

De acordo com o Executivo Municipal, as intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte - Centro de Todo Mundo. O objetivo é  que tornar o Centro da Cidade mais atraente, com mais acessibilidade e mobilidade.

 

Conheça o projeto da Rua Goiás

Espaço para Convivência - Com calçadas maiores os pedestres terão um ambiente mais agradável e seguro, que também vai receber um espaço reservado para eventuais barracas de feirantes. O espaço público será compartilhado entre todos, pedestres, ciclistas e motoristas, em uma coexistência pacífica e harmoniosa.

Acessibilidade para Todos - As novas calçadas vão contam com requisitos de acessibilidade universal, com o objetivo de gerar inclusão à pessoas com mobilidade reduzida, ciclistas e pedestres.

Segurança e Qualidade de Vida - Com o trânsito mais tranquilo, trafegando no máximo a 30 km/h, além de trazer benefícios para a segurança dos pedestres e ciclistas, há também uma redução de ruídos e da poluição do ar. A redução no estresse relacionado ao trânsito também contribui para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

 

O que são as Zonas 30 na capital

As Zonas 30 são intervenções que transformam as vias em espaços de convivência. O projeto inclui uma revisão do desenho da rua, com aumento da área das calçadas, construção de travessias elevadas e a ocupação dos espaços com bancos, plantas e praças. A implantação em algumas regiões da capital, como nos bairros Confisco e Cachoeirinha, o planejamento contou com a participação da comunidade local.

A zona 30 tem uma sinalização especial alertando para a velocidade máxima de 30 Km/h para os veículos, a velocidade mais baixa reduz a possibilidade de acidentes, privilegiando quem anda a pé, de bicicleta, crianças e quem tem mobilidade reduzida, principalmente os idosos.

Uma das principais foi implantada, em 2021 no bairro Santa Tereza, que conta inclusive com uma ciclofaixa no viaduto da rua Paraisópolis ligando o bairro Santa Tereza à ciclovia Leste/Oeste na av. dos Andrada. Essa obra teve a parceria com os institutos alemães Wuppertal, GIZ e TUMI.

Outra Zona 30 de destaque foi nas ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank, no bairro Confisco. A montagem com redesenho da geometria das vias, contou com a participação dos alunos da escola.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal PBH