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Evidências

20:01 às 23:59

EPIDEMIA

As vagas de teleconsultas para atendimento de moradores de Belo Horizonte com sintomas de dengue, chikungunya e zika foram ampliadas, a partir desta quinta-feira (14), para outros quadros clínicos, de menor gravidade. Poderão ser beneficiados pessoas que estejam, por exemplo, com gripe, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares.

O serviço começou a ser ofertado no fim do mês passado mês com 50 vagas. Com a ampliação, passou a oferece 200 vagas, diariamente, de segunda a sexta-feira. As teleconsultas estão disponíveis para crianças a partir de um ano, adultos e idosos. O horário de atendimento é de 8h às 19h.

A prefeitura da capital informa que a estratégia foi definida para ampliar e garantir o acesso ao atendimento médico, considerando a atual pressão assistencial das unidades da rede SUS-BH. O serviço de teleconsultas foi retomado em 29 de fevereiro e, desde então, já foram ofertadas mais de 1 mil consultas. 

Todos os moradores de Belo Horizonte, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 152 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial, por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da rede SUS. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura

Após ser referenciado em um dos centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso. 

É importante esclarecer que as teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento. 

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.

* Com informações da PBH