Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

PARQUE RENOVADO EM BELO HORIZONTE

Belo Horizonte começou nessa quarta-feira as obras de reforma do Parque Maria do Socorro Moreira, na área onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates. Em uma área de cerca de 100 mil metros quadrados, as intervenções serão feitas em três etapas, com previsão de término em novembro deste ano. Segundo a Prefeitura da Capital, no novo espaço de cultura e lazer, também serão plantadas 500 árvores.

 

Confira como será a estrutura do Parque

 

Primeira etapa

A primeira etapa corresponde à área 1, onde estão um campo de futebol de várzea, quadra, vestiário e banheiro. Será feita a limpeza de todo o espaço, além da recuperação dos pisos, guias (meios-fios) e muretas; reforma e revitalização da quadra, do campo de futebol, de banheiros e vestiários; manutenção da iluminação; plantio de árvores e implantação de jardins, instalação de pontos de água para irrigação das áreas verdes; construção de bebedouros e reforma da portaria (guarita) e do portão de acesso.

 

Segunda etapa

A segunda etapa da obra será realizada na área 2, onde estão uma pista de skate, quadras, teatro de arena, parquinho, parque de calistenia e vestiário/lanchonete. A terceira etapa, na área 3, compreende obras para revitalização da pista de caminhada e de áreas verdes.  As obras serão realizadas pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), a um custo estimado de R$ 2 milhões.

 

Viabilização da área

A intervenção no parque está prevista em contrato de cessão gratuita da área, assinado pela PBH e Governo Federal no mês passado. A área ficará sob responsabilidade do município por 20 anos, prorrogáveis. No mesmo dia foi assinado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para discutir propostas para o uso do restante do terreno – que totaliza aproximadamente 450 mil metros quadrados.

 

Prazo para elaboração e conclusão

Um grupo técnico com representantes da PBH e da União terá 6 meses para elaborar uma proposta para instalação de equipamentos públicos e construção de unidades habitacionais. A primeira reunião ocorreu nessa terça-feira (5) em Brasília.  A Prefeitura de Belo Horizonte chegou a apresentar ao governo federal, no ano passado, uma proposta para a construção de um novo bairro, que deve receber moradias, centro de saúde, UPA, escolas, parques e área de esportes e lazer, dentre outros equipamentos de interesse público.

 

Implantação do Parque

O Parque Municipal Maria do Socorro Moreira foi implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte no ano 2000, como parte de um convênio firmado entre município e o Governo Federal para cessão de uso temporário do espaço. O termo, assinado em 14 de agosto de 1995, vigorou até julho de 2016, quando o espaço voltou a ser administrado pela Infraero. A implantação do Parque ocorreu em duas etapas: a primeira, entregue em setembro de 2000, incluiu campo de futebol, quadra de futebol de salão e de vôlei e pista de Cooper. A segunda fase foi executada em maio 2001 e foram construídas quadras poliesportivas, anfiteatro, pista de skate profissional, mini playground e lanchonete.

 

Quem foi Maria do Socorro Moreira?

Maria do Socorro Moreira foi uma ativista da Igreja São Luiz Gonzaga, no Bairro Minas Brasil, que lutou pela transformação da área em um espaço de lazer com a construção do parque. O nome foi dado pela Lei Municipal 8.038/2000, e é uma homenagem da comunidade do entorno da área e do Movimento Muda Aeroporto.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal PBH