Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Alunos da rede pública de ensino de Minas Gerais recebem a partir desta quarta-feira (28) o Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd), comandado pela Polícia Militar (PMMG), para mais um ano letivo em unidades de ensino do Estado. 

No último ano, cerca de 130 mil estudantes foram atendidos pelo programa. Em 2024, o projeto tem o desafio de desenvolver ações pedagógicas para fortalecer as medidas de prevenção e segurança no ambiente educacional após a onda de casos de ameaças de ataque às escolas. 

O programa está presente em Minas desde 1998, e já atendeu mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, além de pais e responsáveis pelos estudantes. 

Investimento 

Segundo o governo de Minas, um investimento de mais de R$ 40,3 milhões foi destinado aos programas desenvolvidos em parceria com a PMMG. Além do Proerd, a Patrulha Escolar e o Programa de Educação Ambiental (Progea) fazem parte da articulação e dos esforços para tornar o ambiente escolar mais seguro. Os recursos foram destinados para aquisição de viaturas, equipamentos, treinamentos, materiais didáticos, dentre outros. 

Ao todo, são mais de 1.300 militares capacitados para atuar no programa, incluindo, "Proerd para Pais", "Proerd para Alunos Autistas" e "Proerd para Alunos do Ensino Médio".

Adesão 

Escolas que desejam aderir ao Proerd devem solicitar, através da direção da unidade, ao Batalhão mais próximo o atendimento. A partir daí, é feita uma avaliação do ambiente, de vulnerabilidade e necessidade de atendimento para definir se a escola está apta a receber o programa.