Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

REFORÇO

Belo Horizonte ampliou o atendimento para dengue na tentativa de prestar socorro mais rápido aos pacientes com sintomas da doença. A partir desta segunda-feira (26), o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), no Barreiro, passa a funcionar 24 horas, todos os dias da semana.

Aberto em 7 de fevereiro, o CAA Barreiro já atendeu 1.541 usuários. A regional é a que tem mais casos de dengue em Belo Horizonte neste ano. Até o momento, mais de mil moradores da localidade tiveram o diagnóstico positivo confirmado.

Na quarta-feira (28) será implementada a Unidade de Reposição Volêmica (URV) da região, que funcionará na Praça Modestino de Sales Barbosa, 100 - Flávio Marques Lisboa. Esse novo serviço também ficará disponível 24 horas por dia. A estrutura contará, inicialmente, com 15 leitos.

No sábado (24) foram abertos mais 20 leitos na URV Venda Nova. Agora são 43 vagas no local para acolher os pacientes encaminhados ao equipamento e que precisam de hidratação venosa e cuidado contínuo. Lá, desde o início do funcionamento, em 5 de fevereiro, foram acolhidas 158 pessoas encaminhadas de centros de saúde, CAAs e UPAs. 

Durante parte da programação de ações do Dia D de prevenção à dengue, realizadas nesta manhã, o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, reforçou a importância de ampliar a capacidade de atendimento desses locais.

A orientação é que as pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika procurem assistência, inicialmente, nos centros de saúde ou CAAs. Esses locais estão preparados e com equipes capacitadas para garantir o cuidado necessário aos pacientes. Se necessário, as pessoas serão encaminhadas para outros equipamentos de saúde. Confira aqui o endereço de todas as unidades.